Índice dos Livros Proibidos

Quaresma, tempo litúrgico de conversão.

Então, continuemos…

Durante o carnaval, lendo o excelente “Ostra feliz não faz pérola” — coletânea de textos curtos, escritos por Rubem Alves — deparei-me com o trecho abaixo, que fala sobre uma passagem “perniciosa” da Bíblia, proibida pela Igreja Católica. (grifo meu)

Os cristãos, católicos e protestantes, acreditam que a Bíblia inteira é inspirada, de capa a capa. Tudo o que está escrito dentro dela é “Palavra do Senhor”. Por favor, me expliquem então as razões por que há partes da Bíblia sobre as quais os púlpitos fazem silêncio completo? Esse silêncio é uma “censura”? Os clérigos católicos e protestantes “escolhem” os textos que lhes são mais convenientes e “escondem” os textos “embaraçosos”? Veja, por exemplo, o texto abaixo. Está na Bíblia. É, portanto, “Palavra do Senhor. Graças a Deus”. Você já ouviu algum sermão sobre ele? Claro que não. Esse texto está no Index Librorum Prohibitorum [Índice dos Livros Proibidos]

“[Ele diz] Como és formosa, querida minha, como és formosa! Teus olhos são como pombas e brilham através do teu véu. Os teus lábios são como um fio escarlate e as tuas faces como uma romã partida… Arrebataste-me o coração com um só dos teus olhares! Os teus lábios destilam mel. Mel e leite se acham debaixo da tua língua. Os meneios dos teus quadris são como colares trabalhados pelas mãos de um artista. O teu umbigo é uma taça redonda a que não falta bebida. E o teu ventre é um monte de trigo cercado de lírios. Os teus seios são como os cachos da videira e o aroma de tua respiração como o das maçãs… [Ela responde] Vem, ó meu amado… Já despi a minha túnica…” (Cântico dos cânticos)”.

_______________

Outros textos sobre religião:

Um esforço sincero de me educar segundo as Leis de Deus.

Um sujeito sem religião é como um peixe fora do aquário.

Que tal um círculo do inferno só para você?


About these ads

6 Responses to “Índice dos Livros Proibidos”


  1. 1 Heli 19/02/2010 às 10:45 PM

    Já ouvi muitas vezes no Salão do Reino das Testemunhas de Jeovà, com interpretação, explicação, significado e tudo.

  2. 2 Ismael 09/07/2010 às 11:12 AM

    Retórica lhe é familiar? Seria bom que fosses. Atenta-te àquela, pois comete uma falta criminal contra um dos livros mais belos que se pode ler. Todo ele é dedicado ao amor de homem e mulher no ato nupcial, e não há nada de vergonhoso ou vexaminoso. Demonstra sim que o cristianismo assim como o judaísmo (pois se trata de um livro da cultura judaica, dedicado e ou escrito por Salomão) não critica ou vê com “maus olhos” o ato sexual, dês de que fruto de amor e união, demonstra este livro, e certamente por isto faz parte da Bíblia, o parecer sobre o que deve ser o casamento e como deve ser o olhar dos cônjuges entre si.
    Criticar é fácil, mais fácil ainda é falar mal, difícil é ter embasamento para fazê-lo da forma correta, em busca da edificação mutua, a fim de receber criticas em retorno e com isso ter a sabedoria para se edificar. Nisso critico o cristianismo não como religião, mas como agente fundamental na formação da cultura ocidental, nos fechamos muitas vezes ao debate, não estimulamos como em outras culturas a capacidade de ouvir muito menos estimulamos a capacidade de nos auto criticar e vemos com fobia mortal como sinônimo de fraqueza o ato de mudar a opinião. Admiro blogs, mas acho que são pouco explorados ainda, pois é demasiadamente filtrado o que se quer ou não ler, é fácil ler duas linhas de critica e apagar o comentário, difícil é refletir e se confrontar com opiniões contrarias. Obrigado se leu até aqui, um ótimo dia!

  3. 3 marcio 01/02/2012 às 2:23 AM

    REALMENTE E SALOMÃO AMOU BASTANTE, TINHA MAIS DE MIL MULHERES…

  4. 4 Juliana 12/03/2012 às 12:03 PM

    Bom, na minha igreja, aprendemos que a Bíblia é a palavra de Deus, o testemunho do ocorrido, e tudo que está lá tem um bom motivo para estar.
    Afinal, pensem que muitas pessoas através dos tempos, morreram para que essas palavras chegassem até nós, e é comprovado por estudos arqueológicos que os textos estão inalterados, exceto por alguns erros de tradução, nada que comprometa a mensagem. Porem existem os originais.
    A minha igreja estimula a leitura complete da Bíblia e propõe estudos sobre cada tópico existente nela. Quem quiser entender melhor o que diz a Bíblia é só estudar pois Ela mesma se explica. Tem uma passagem nela que fala sobre isso “Meu povo perece por falta de conhecimento”
    Só que há um porém nisso tudo. se você não acredita em Deus e que a Bíblia seja sua palavra, então meu amigo, para de questionar porque você só esta perdendo tempo na vida, fala sobre coisas em que acredite.
    Outra coisa, “Maldito é o coração do homem que acredita em outro homem”
    A própria escritura fala para que não acreditemos em palavras de homens quando o assunto é Deus, não se guiem por tradições ou costumes , que o único mestre é Jesus e ninguém mais, para que homem nenhum se ajoelhe diante de outro homem, pois somos todos criatura. Siga o que Deus diz na Bíblia, não o que os homens dizem que ela diz. Agora se você é daquele que acha que só o papa pode interpretá-lá, então, boa cegueira para você.
    Abre os olhos, estuda um pouco de história ,os últimos dois mil anos tem muito a dizer sobre quem é quem , e acima de tudo, leia a Bíblia e tire suas próprias conclusões . Eu recomendo a Bíblia João Ferreira de almeida, aquela onde a igreja do papa ainda não mudou os dez mandamentos .Leia Também um livro chamado” O Grande Conflito” da editora Casa da Igreja Adventista do sétimo dia. Esse livro explica tudo. E o melhor que ele tem bases sólidas para isso.
    Acredito em Deus e na salvação pela fé. Deus nos deu um propósito aqui:
    Pregar o evangélio a todos, e seguir suas palavras.


  1. 1 Um esforço em me educar segundo as Lei de Deus « Dois Espressos Trackback em 19/02/2010 às 9:44 AM
  2. 2 Um sujeito sem religião é como um peixe fora do aquário… « Dois Espressos Trackback em 19/02/2010 às 9:46 AM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


Seguir

Obtenha todo post novo entregue na sua caixa de entrada.

Junte-se a 40 outros seguidores

%d blogueiros gostam disto: