Um dia sem compras (Buy Nothing Day!)

Papai Noel quer você!

Eu quero que VOCÊ gaste muito para provar que ama mesmo sua família!

Há muitos anos não compramos presentes de Natal aqui em casa. Aliás, não compramos presentes de Natal, nem Dia das Mães, nem Dia dos Pais, nem Dia dos Namorados e nem qualquer outra data comercial inventada pra te convencer que “aquele alguém especial, nesta data especial, merece um presentão especial” (atente para o detalhe: eu NÃO disse que não TROCAMOS presentes de Natal… eu disse que NÃO COMPRAMOS presentes de Natal, o que é completamente diferente… mas isso é assunto para um outro post).

Aí você pergunta: Mas se ainda falta um mês inteiro pro Natal, por que é que você está tocando nesse assunto?

Porque no próximo sábado, dia 29 de novembro, acontece o Dia Internacional Sem Compras (Buy Nothing Day 2009), quando ativistas sociais ao redor do mundo protestam e criam ações para promover a reflexão sobre o consumismo. A data, difundida pela Adbusters (site oficial), é escolhida anualmente em função da Sexta-feira Negra (Black Friday), primeira sexta-feira após o feriado de Ação de Graças e dia de compras mais movimentado de todo o ano, quando começam as promoções natalinas e as lojas costumam ficar lotadas de compradores.

Se você ainda não tem opinião formada sobre a questão do consumo excessivo, recomendo que assista um videozinho de 20 minutos chamado “A História das Coisas” (The Story of Stuff), dividido aqui em parte 1, parte 2 e parte 3.Dia Sem Compras

Para os que também acham que consumimos em excesso e não suportam a forçação de barra que os comerciantes fazem no fim de ano, segue uma sugestão para a divulgação da idéia. Cole o selinho ao lado no seu blog e, no dia 29 de novembro, escreva um post sobre o assunto.

4 Responses to “Um dia sem compras (Buy Nothing Day!)”


  1. 1 Ana Martins 25/11/2008 às 8:40 AM

    Pra mim não é muito difícil ter um “Dia sem compras”.

  2. 2 Cristiano Cuty 25/11/2008 às 9:38 AM

    Compra prevê $$$. Como a bufunfa decidiu que meu bolso e minha conta bancária não são lugares seguros e decidiu fugir, eu já aderi à campanha. Mas tem problema se eu ficar mais dias sem compras do que apenas um?! :)


  1. 1 Crianças, a alma do negócio « Dois Espressos Trackback em 27/11/2008 às 12:22 PM
  2. 2 Boicote o Natal e gaste melhor seu dinheiro « Dois Espressos Trackback em 30/11/2008 às 4:52 PM

Deixe um comentário

RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


