Boicote o Natal e gaste melhor seu dinheiro

xmas-resistance-sticker

E começou oficialmente o frenesi de compras de Natal.

A coisa foi tão insana que um funcionário da Wal-Mart morreu pisoteado por mais de 200 pessoas e dois clientes foram mortos em um tiroteio dentro de uma loja de briquedos na última sexta-feira (a tal Black Friday, da qual falei nesse outro post). Aqui no Brasil, com a chegada do 13º salário, a situação deve ser a mesma durante as próximas semanas (sem gente pisoteada e morta, espero).

Dezembro é, de longe, a época do ano em que as pessoas mais gastam, seduzidas pelo marketing natalino que vende a idéia de que as comemorações precisam ser grandes e que presentes só são bons quando custam muito dinheiro. Alias, foi justamente essa idéia de dar presentes caros que fez surgir o que eu considero ser um dos costumes mais vergonhosos nessa época do ano: o tal do “amigo oculto em família”.

A idéia por trás desse absurdo (que, a meu ver, degrada todo o conceito de presentear) é que, dessa forma, cada membro da família pode comprar apenas um presente caro (e bom), ao invés de dar presentes mais baratos (e ruins) para a família inteira. Afinal, esse é o objetivo do Natal… gastar dinheiro comprando presentes!

É por isso que aqui em casa, há alguns anos, aderimos ao grupo dos que promovem o Boicote ao Natal. Decidimos que não iríamos mais fazer parte desse grande circo, que só serve pra triplicar os lucros das empresas, e paramos de comprar presentes. O máximo que fazemos é um almoço em família no dia 25, já que cada membro da família mora em uma cidade e acabamos nos reunindo nesse dia.

Este ano, por exemplo, ao invés de gastar uma pequena fortuna com comidas, bebidas, enfeites e presentes, vou usar o dinheiro para, na primeira semana de janeiro, viajar com minha namorada e passar alguns dias em nosso lugar preferido no mundo.

Quer uma dica? Faça o mesmo! Boicote o Natal!

_______________

Se este assunto interessa a você, dê uma olhada também nos posts sobre publicidade voltada para crianças e sobre o Buy Nothing Day, o “dia sem compras”.

1 Response to “Boicote o Natal e gaste melhor seu dinheiro”


  1. 1 Gian 09/12/2008 às 10:14 PM

    Apoiado, já que não comemoro o natal há muito tempo..


Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


%d blogueiros gostam disto: