Começaram a circular os Molecos Viajantes

Agora eu posso contar.

Há cerca de 1 mês vinha negociando com o Carlos Tanure, dos cadernos Moleco, a possibilidade de promover, aqui pelo blog, um projeto que acompanhasse a viagem de alguns “Molecos” pelo Brasil. Minha proposta era “libertar” 5 Molecos Viajantes e fazer com que eles rodassem por aí, passando de mão em mão, coletando textos, ilustrações ou quaisquer outras coisas que cada novo portador achasse interessante.

Moleco ViajanteA proposta foi bem recebida e, com a ajuda do Tanure, comecei hoje a distribuir os Molecos Viajantes.

Coloquei alí no topo do blog uma nova página explicando todos os detalhes do projeto, mas, de forma resumida, a idéia é a seguinte:

Escolherei 5 pessoas e enviarei um caderno Moleco a cada uma delas. Essas pessoas acrescentarão algo ao caderno e passarão seus Molecos Viajantes para outras 5 pessoas, que farão o mesmo. A cada troca de mãos, os participantes enviarão aqui para o blog fotos de suas contribuições, que serão expostas no Flickr.

(e, finalmente, a parte mais legal…)

Cada pessoa que participar da brincadeira, acrescentando algo e ajudando os Molecos Viajantes em sua jornada, receberá, de presente, um caderno Moleco!

Agora me diz: isso é ou não é muito legal?!

Mas calma, porque ainda tem mais!

MolecosOs 4 primeiros participantes já foram escolhidos e serão anunciados aqui à medida que os cadernos começarem a viajar. Já o 5º participante… bom… o 5º participante pode ser VOCÊ!

Basta deixar um comentário aqui no blog dizendo porque você deve ser o primeiro a colocar as mãos no 5º Moleco Viajante.

Quem der a resposta mais convincente, além de ganhar um Moleco, será responsável por dar início a jornada do último caderno.

O vencedor será anunciado no dia 15 de dezembro.

UPDATE: Os 2 primeiros Molecos já estão viajando.

40 Responses to “Começaram a circular os Molecos Viajantes”


  1. 1 Há Fael 04/12/2008 às 1:04 AM

    Aaah! Bom, além de ser o primeiro a responder à promoção, eu preciso liberar minha criatividade em um papel de qualidade. E eu estudo na Escola de Belas Artes daqui. O que não falta é amigo pra preencher esse Moleco! ;]

    Grande abraço e ótima promoção!

  2. 2 Gepetto 04/12/2008 às 1:58 AM

    Sem papel pra desenhar eu sou obrigado a desenhar em mim mesmo, e agora que todo o meu braço esquerdo tá completamente coberto de nanquim meus tornozelos vão ficando cada vez mais convidativos… aahrg, preciso me controlar!
    Sem falar que mamãe fica louca comigo D=

  3. 3 Ivo Lavor 04/12/2008 às 3:01 AM

    Porque dia 15 é meu aniversário. Seria um presente de bom agrado.
    :oP

  4. 4 Renata 04/12/2008 às 6:54 AM

    Eu escrevo por ser uma necessidade básica. E essa coisa de blog nao dá a mesma sensação de escrever em um caderno.
    Não como diário, mas como um lugar pra expor suas idéias , daquelas que vem as 5 da madruga dentro do ônibus.
    Mas não pode ser um caderno qualquer (tipo aquela brochura 3/4 com folhas amareladas e capa da Barbie). Tem q ser um caderno estiloso, pra deixar aquela interrogação na cabeça das pessoas quando vc abre a mochila (- que isso aí? -Ah, isso? Nada não!).
    Eu e meus amigos adoraríamos passar essa (nossas) idéia(s) adiante.

  5. 5 Rogerio Caetano 04/12/2008 às 8:37 AM

    Pq eu to precisando gastar tinta e grafite em algum lugar.

  6. 6 Cristiano Cuty 04/12/2008 às 8:48 AM

    Eu quero um moleco, pois sou um moleque que adora fazer molecagens e, molecando por aí, espero encher o moleco com molequices… Então, moleque-me!

  7. 7 Emerson Ricardo da Silva 04/12/2008 às 9:22 AM

    Moro no extremo leste de São Paulo, e a arte deste canto de cá merece esta atenção.

  8. 8 Luísa 04/12/2008 às 9:38 AM

    Seis horários, todas as manhãs, e algumas tardes também, transforamaram as últimas páginas do meu caderno (e a capa) numa coletânea de contos, poemas, desenhos, jogos, confissões, poptogramas… enfim, meus amigos são muito talentosos (alguns). Como tenho vestibular esse ano, pra ser mais precisa, domingo, a matéria invadiu minhas últimas páginas e preciso de um local decente pra guardar nossas “obras”. Ainda mais agora, já que dia nove voltaremos para a sala de aula e ficaremos lá até dia 30 nos preparando pra segunda etapa, enquanto todos os outros estão de férias. Filosofia, história, geografia e redação? Química, matemática e física? Biologia? Bastante inspirador.

  9. 9 Tchelo 04/12/2008 às 9:41 AM

    Vish cara! eu tô doidão! Tõ afim de fazer algo foda, pq a coisa vai ficar louca se eu não escrever nesse caderno, pq tem uma conspiração alienigena atras dele e eu sou o escolhido pra prencher, pq sou eu sei o codigo que vou escrever nele! Pq o codigo que eu vou escrever nele não pode ser revelado! E se for revelado o mundo pode estar em perigo, então entregue esse moleco e eu escreverei o codigo nele, e o mundo estara seguro! =P

  10. 10 GORUMBHA 04/12/2008 às 10:42 AM

    Puxa essa iniciativa é muito bacana…
    Eu estou com um projeto semelhante e nem sabia que já existia..
    Na realidade meu projeto parti do princípio de reciclagem e redução de emissão de lixo (para conscientizar minha comunidade)
    Como sou desenhista, ficar comprando papel é muito embassado (custa caro certos papéis) então estou elevando minha autonomia ao máximo, sendo eu mesmo o produtor de minhas matérias primas…
    Bem …seria legal esse tal de Moleco passar por aqui o pessoal iria gostar muito dessa iniciativa (tenho muitos colegas que são viajantes)

  11. 11 paula 04/12/2008 às 10:48 AM

    eu preciso de página em branco. é uma questão de preencher os dias como uma viagem sem inércias!

  12. 12 Andrios Moreira 04/12/2008 às 11:11 AM

    Quero receber esse caderno viajante….
    Ser um atencioso anfitrião a esse ícone da contra-cultura…
    E nessa curta estadia em meu estúdio, doravante…
    Em suas páginas gravarei a loucura…

    Sim este que vos escreve é poeta,
    escritor e desenhista.
    Carrego a antiga arte psicodélica.
    Peço para por este velho hippie em sua lista!

    Obrigado!

  13. 13 Thompson 04/12/2008 às 11:29 AM

    Porque eu sou viajante, redator, videomaker e sou louco em um moleco!!!!

  14. 14 paula 04/12/2008 às 12:58 PM

    Pergunta para ele de quem ele quer ser, pergunta…

  15. 15 Diego 04/12/2008 às 1:32 PM

    Andando de bicicleta fraturei duas costelas e o calcanhar. Agora estou de molho em casa, e não tenho “nada”para fazer, posso encher o moleco com minha criatividade!

  16. 16 Gabriela Castro 04/12/2008 às 3:01 PM

    Seria legal ver como resultaria ver esse moleco depois de passar nas salas de design da escola ,criatividade não faltaria XD

    Fiquei imaginando tbm se esse moleco passando pelos correios a cada ponto do brasil,coletaria muitas idéias diversas ^^

    Sempre busco nas papelaria um cardeno que pudesse colocar minhas idéias e meus muitos desenhos , mas sabe que a maioria não são feitos pra tal coisa,são escolares e tal XD

    Espero que algum destes que saiam apareça em minhas mãos, aí vou aproveitar bem a experiencia n_n

  17. 17 Caio Sáraqui 04/12/2008 às 3:26 PM

    Sejam bobagens ou profundas, decerto algo de interessante será descrito. Agora, o que mais me incita a participar é ganhar o meu Moleskine, que aí sim vocês podem ter certeza que no auge da minha imbecilidade juvenil, ele será bem usado.

    Dêem o meu Moleco!

  18. 18 Jé. 04/12/2008 às 3:28 PM

    Aaaa… esse moleco deveria vir para Santa Catarina! Tem muita gente aqui cheia de criatividade e dispostas a “recheaar” esse caderno com muitas coisas legais! E pra ser mais convincente, imagina quantas coisas magníficas saíriam das mãos desses “catarinas” à beira do mar e embaixo de um sol maravilhoso de verão?!

  19. 19 Carol 04/12/2008 às 3:54 PM

    Porque essa resposta sem criatividade é só uma prova de que eu estou guardando a minha para usar no moleskine. :)

  20. 20 Camila 04/12/2008 às 4:48 PM

    A primeira vez que ouvi falar de molesquine, foi em uma matéria de alguma revista, em 2004. Eu fiquei alucinada, indo em todos os lugares em busca do caderninho. Achava que se Van Gogh e Baudelaire começaram com ele, porquê não eu também? Bom, o ato foi falho, em nenhum lugar vendia, então peguei todas as minhas economias e pedi uma caixa cheia de Paris. Até hoje, me surpreendo com as coisas que podem ser criadas, meu moleskine se tornou mais um diário visual que qualquer outra coisa, e agora com uma oportunidade dessa, fazer um moleskine girar o país indo de idéia à idéia, passando de mão em mão, é incrível, e iria ser uma honra ser a primeira a passar à diante.

  21. 21 André Souza 04/12/2008 às 6:40 PM

    A idéia é inovadora e muito atraente! tenho pilhas de cadernos, desde a época da faculdade, todos rascunhados. Meus diários visuais. Toda boa idéia começa lá. Adoraria participar. =)

    André

  22. 22 Leandro Vieira 04/12/2008 às 6:56 PM

    Galera, criei uma comunidade para os usuários/seguidores/admiradores do Moleco!
    http://www.orkut.com.br/Main#Community.aspx?cmm=78203665
    Convido todos para participar! abs e viva a sustentabilidade!

  23. 23 Karla Nogueira 05/12/2008 às 3:40 AM

    Qual é a aposta dos cadernos Molecos?

    Uma “nova geração de consumidores conscientes, preocupados com a nova realidade mundial e que buscam empresas e produtos que respeitem o meio-ambiente”.

    Pois bem, eu adoro escrever, viajar e tenho um blog que tem entre seus temas principais a preocupação com a natureza e o desenvolvimento sustentável, incluindo a proteção aos animais e o consumo consciente.

    Então, que tal um tour de molequices pelo “Rio Incomparável!”: http://www.youtube.com/watch?v=Wjt3mFw3CT8 ?!

  24. 24 paula fernanda nunes da silva 05/12/2008 às 2:20 PM

    …porque estou tendo minhas primeiras emoções este ano.:1= casei, 2= sai da minha terra (alagoas) pro rio de janeiro ,3= viajei de avião pela primeira vez ,4= estou gravida de um menino….(\o/)….e esse moleco fecharia o ano com minha quinta emoção…( 5= moleco)..

  25. 25 zitone 05/12/2008 às 2:57 PM

    puxa. que bacana essa iniciativa, cara da hora!
    maso que é um moleco?

  26. 26 Cristina 05/12/2008 às 8:27 PM

    Eu acho que eu devo receber o quinto simplesmente porque você me convidou a vir aqui pelo Orkut. E na minha sorte de hoje diz que eu receberei um convite que vai mudar a minha vida.

    E ninguém pode ir contra a sorte do orkut.

  27. 27 Obe_dessa 06/12/2008 às 3:58 PM

    Cadernos são bem mais que folhas juntinhas que vão se separando,ganhando identidade própria com o tempo.
    Em cada folha,há um mundo novinho,pronto pra ser preenchido,seja lá com cores,desenhos,telefones que a gente anota,mas que nunca,nunca liga…
    Eu adoro folhas,papéis,de todos os tipos e cores,mas é o caderno que eu carrego todo dia comigo,pra qualquer lugar que eu vá.
    É nele que já escrevi poemas apaixonados que nunca mostrei pra ninguém,que fiz desenhos e faço desenhos,planos mirabolantes…uns dizem:aah,mas eles nunca saem do papel!E que mal há nisso?
    Quando me pergunto se eu,como aspirante a desenhista,tenho um portfólio,acho sofisticada e estranha essa palavra.
    Eu tenho um caderno,o deste momento é de capa verde,é grande e foi presente de alguém muito especial.Há local melhor para se criar?
    Cadernos podem nos servir como agendas,mas agendas não nos servem como cadernos.E elas ainda nos dão a impressão de que crescemos demais,estamos velhos,e…o tempo passou.
    Cadernos?Coisas de menino de escola que faz rabiscos durante a aula de matemática,coisa de gente que não sabe fazer agenda,se organizar.Uma bagunça.Cadernos de recordação,onde cada um escreve um recadinho…Aah,e isso é…maravilhoso!

  28. 28 faride elias 06/12/2008 às 7:51 PM

    olha, não sei muito bem o que é isso, mas… esse caderno vai ficar muito mais bonito comigo, viu? claro que vai! será super bem-vindo, super bem tratado… rsrs

  29. 29 Camila Assis 07/12/2008 às 7:31 PM

    Nooossa, adorei essa idéia!

    Já que não posso vijara para vários lugares como gostaria ao menos poderei fazê-lo através do moleco viajante!!!
    Acho que o moleco gostaria de dar uma passadinha pela Califórnia do RJ!
    : )

  30. 30 Duda 08/12/2008 às 5:33 PM

    Pois eu gastei meu dinheio todo com canetas e material de desenho só que esqueci e acabei sem grana pro papel ._.

  31. 31 Aline 11/12/2008 às 4:50 PM

    Aaaaahhh, mas isso vocês só saberão se me derem o 5° Moleco Viajante oras!

  32. 32 Virginia 13/12/2008 às 12:25 PM

    Bom eu gostaria de participar, para deixar meus rabiscos, borrões e amassadinhos,como das crianças que dou aula.
    Participar deste projeto é participar de um patchwork que une diferenças e cria cultura. Muitas mãos trabalhando para preencher um super moleco. Me encanta!!!

  33. 33 RYOT 15/12/2008 às 10:40 AM

    pra liberar um pouco de criatividade inusitada e propagá-la pelo Brasil afora!

  34. 34 Humberto Marinho 15/12/2008 às 10:28 PM

    Sensacional a idéia. Esses cadernos merecem notas recifenses.
    sds,
    HMarinho

  35. 35 Rafael Paranaíba 29/01/2009 às 4:09 PM

    parabéns pelo projeto. aqui em goiania estamos iniciando a algum tempo encontros semanais de sketch entre estudantes de design, ilustração e afins, onde nos reunimos pra trocar idéias, referencias, desenhar muito e, vez ou outra, beber um chop. :D

    Sucesso com o blog.
    abç :D


  1. 1 Moleskine: um caderno de notas perfeito « Dois Espressos Trackback em 04/12/2008 às 2:14 PM
  2. 2 Mais moleskines: Urban Sketchers & ’skine Art « Dois Espressos Trackback em 04/12/2008 às 2:24 PM
  3. 3 Moleco, um moleskine nacional em papel reciclado « Dois Espressos Trackback em 04/12/2008 às 2:26 PM
  4. 4 Os 2 primeiros Molecos já estão de viajando « Dois Espressos Trackback em 08/12/2008 às 3:54 PM
  5. 5 Molecos Viajantes | um pouco de cada Trackback em 10/12/2008 às 11:54 PM

Deixe um comentário

RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


