Parabéns J.C.

Hoje em dia quase ninguém se lembra que o motivo da festa de Natal não é a troca de presentes ou a vinda do Papai Noel, mas sim o nascimento de Jesus Cristo (J.C. para os íntimos).

Mas aí eu pergunto: como é que alguém comemora com tanta alegria e entusiasmo o aniversário de um sujeito que mal conhece? Afinal, o que a grande maioria sabe sobre a vida de Jesus compreende um curto espaço de tempo, entre seus 30 e 33 anos. O que será que Jesus fez durante seus anos de formação, antes daquele primeiro milagre em Caná?

BiffPara preencher essa lacuna de 30 anos surge Biff, o grande camarada, parceiro, amigaço e chegado de J.C., no livro O Cordeiro, o evangelho segundo Biff, o brother de infância de Cristo. (Saraiva, R$ 47,00, frete grátis). De acordo com Christopher Moore, autor do livro, “O Cordeiro é uma espiadela por trás dos panos na vida do garoto prodígio original.”

Além de relatar, em primeira mão, tudo de fascinanete e divertido que ocorreu durante os “anos perdidos” de Jesus, o livro também traz várias dicas e informações “behind the scenes” da vida do Messias.

Exemplos:

  • O que fazer se o rosto do seu filho aparecer de repente em todos os pães da cidade.
  • A forma ideal de se escolher uma meretriz.
  • Como o sarcasmo foi inventado.
  • A história da luta marcial especificamente desenvolvida para os meninos de Nazaré (também conhecida como Judou).
  • O que dizia o rascunho do Sermão da Montanha.
  • Como reconhecer quando a imagem da Virgem Maria é uma visão autêntica… e quando é apenas um montinho de cocô.

Excelente leitura, que me lembrou muito a Bíblia Sacaneada, do Jesus, me Chicoteia. Veja um trecho abaixo.

O Anjo Raziel saiu de trás da árvore.
— O anjo do Senhor — falei por entre os dentes para Josué.
— Eu sei — disse ele, de um jeito como “se você já viu um, então viu todos”.
— Ele não pode fazer nada — repetiu o anjo.
— Por que não? — perguntei.
— Porque ele talvez não venha a conhecer mulher alguma.
— Talvez não? — falou Josué, parecendo nada satisfeito.
— Com talvez não você quer dizer que ele não deveria, ou que não pode? — perguntei.
O anjo coçou a cabeça dourada.
— Esqueci de perguntar.
— É meio que importante — observei.
— Bem, ele não pode fazer nada a respeito de Maria Madalena, isso eu sei. Eles me mandaram aqui para avisá-lo. Isso e que também está na hora de Ele partir.
— Partir pra onde?
— Esqueci de perguntar.
Acho que deveria ter ficado assustado, mas ao que parece  eu passei do medo à exasperação. Aproximei-me do anjo e cutuquei seu peito.
— Você é o mesmo anjo que veio até a gente antes para nos anunciar a vinda do Salvador?
— Era a vontade do Senhor que eu viesse lhes trazer essa mensagem de júbilo.
— Só estava pensando, pro caso de todos vocês, anjos, serem parecidos ou algo do tipo. Mesmo assim, depois de você aparece dez anos atrasado, eles te mandaram com outra mensagem?
— Estou aqui para falar com o Salvador que está na hora de Ele partir.
— Mas você não sabe pra onde?
— Não.
— E essa luz dourada à sua volta, essa luz, que negócio é esse?
— A glória do Senhor.
— Tem certeza que não é estupidez que está vazando pelos poros?
— Biff, seja bonzinho, ele é um mensageiro do Senhor.
— Bem, que diabos, Josué, ele não serve pra nada. Se a gente vai continuar a receber visitas de anjos, eles pelo menos deviam saber o que estão fazendo. Derrubar paredes ou algo parecido, destruir cidades, ah, não sei… entregar a mensagem completa.
— Desculpa — pediu o anjo. — Você gostaria que eu destruísse uma cidade?
— Descubra para onde Josué tem que ir, que tal isso?
— Isso eu posso fazer.
— Então faz.
— Já volto.
— A gente espera.
— Boa sorte — falou Josué.
Um segundo depois o anjo sumiu atrás de outra árvore e o brilho dourado desapareceu do bosque das oliveiras, levado por uma brisa morna.
— Você foi meio duro com ele — observou Josué.
— Josué, nem sempre dá pra conseguir que o trabalho seja feito sendo bonzinho.
— A gente tenta.
— Moisés foi bonzinho com o faraó?
Antes de Josué poder responder, a brisa morna começou a soprar novamente no bosque das oliveiras e o anjo saiu de trás de outra árvore.
— Você precisa patir para descobrir seu destino — disse ele.
— O quê? — perguntei.
— O quê? — perguntou Josué.
— Você deve sair em busca do seu destino.
— Isso é tudo? — quis saber Josué.
— É.
— E aquele negócio de “conhecer uma mulher”? — perguntei.
— Preciso ir.
— Agarre-o,  Josué. Você segura que eu meto a porrada.
O anjo, porém, desapareceu com a brisa.

1 Response to “Parabéns J.C.”



  1. 1 Anônimo Trackback em 20/09/2009 às 3:12 AM

Deixe uma resposta

RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


