5 coisas que a Apple podia aprender com a Palm

Acabo de comprar um iPhone e, com menos de uma semana de uso, estou sentindo falta de recursos que já existiam no meu primeiro smartphone, um Palm Treo 680, comprado no início de 2007. Coisas simples e fáceis de serem implementadas que, por algum motivo, o maldito iPhone não faz (e nem estou falando de copiar & colar).

Vejamos…

1. Sicronização wireless.

Todos os produtos Apple (Time Capsule, Apple TV, etc…) trocam dados via redes sem fio. Até o pobre do Treo, que nem tem Wi-Fi, sincroniza agenda, calendário e tarefas via bluetooth. Por que diabos a Apple não permite sincronismo wireless no iPhone? Alguém sabe?

2. Informações do proprietário para o caso de perda do aparelho.

Digamos que você perca seu iPhone. Se você tiver ativado o passcode lock (o que eu recomendo que você faça) seus dados estarão protegidos no caso de um estranho encontrar o aparelho. Mas digamos que esse estranho seja um sujeito legal e queira devolver o aparelho a você. Como ele faz? A maneira mais fácil de permitir que esse cara “gente boa” descubra quem é o dono do aparelho seria ter armazenado, no próprio iPhone, algum telefone alternativo ou endereço de contato que pudesse ser usado para devolução, certo? Quão complicado seria para a Apple colocar, na tela do passcode lock, um botão com “informações do proprietário”? O Treo tem.

3. Pesquisa integrada com a agenda.

Outra coisa muito legal no Treo é seu mecanismo de pesquisa. Quando você procura por um nome ou número de telefone (o iPhone não permite pesquisa por número de telefone), além de mostrar o contato na agenda, o aparelho também relaciona todas as tarefas e entradas de calendário em que aquele nome é citado. Quer lembrar qual foi o dia daquela reunião com a Mônica? Escreva “Mônica” no campo de pesquisa e o Treo mostra todas as entradas para “Mônica” salvas no aparelho. Quer lembrar qual o deadline daquele projeto do Alex? Escreva “Alex” e a data aparece. Simples e perfeito.

4. Recusar chamadas com mensagens de texto.

Imagine que você está numa reunião importante e o telefone toca. É sua namorada/esposa e você não pode atender, mas também não quer simplesmente ignorar ou recusar a chamada. O que fazer? No Treo você pode configurar diferentes mensagens de texto e usá-las como resposta na hora de recusar uma chamada. Quando o telefone toca a tela mostra a opção “recusar chamada com mensagem”. Você clica, a pessoa recebe o sinal de ocupado e, logo depois, um SMS dizendo “Desculpe não poder atendê-la agora. Estou em reunião e retorno sua ligação assim que for possível”. Bem melhor que caixa postal, não?

5. Gravação de ligações.

Um dos problemas mais comuns que os usuários de smartphones enfrentam é ter que anotar informações enquanto falam no aparelho. Você está no meio de uma ligação e a pessoa com quem você conversa quer lhe passar alguma informação (um endereço, datas de eventos, whatever…). Como você faz? Ela fala, você tira o aparelho da orelha, anota um trecho, volta como o iPhone pra orelha, ouve mais um pouco e anota outro trecho? Não seria mais fácil configurar o botão lateral de volume para, ao ser pressionados por 3 segundos, por exemplo, fazer com que o iPhone começasse a gravar a conversa como um “memo de voz” que pudesse ser consultado depois?

Algum usuário de iPhone lembra de outros recursos, comum em outros aparelhos, que o iPhone não possui?

Anúncios

4 Responses to “5 coisas que a Apple podia aprender com a Palm”


  1. 1 João Vitor 03/01/2009 às 8:31 PM

    Faltou o principal: Disk Mode.
    Nada mais chato do que ter que usar o iTunes + não poder mexer nos arquivos.

  2. 2 lol 05/01/2009 às 12:12 PM

    ai ai ai. . .eu poderia citar pelo menos 50 coisas q a apple poderia ensinar a todos os concorrentes, mas nao sou faa xiita, esses recursos realmente poderiam ter no iphone, mas como o proprio nome diz, é um telefone. se o nome fosse ipda, ate poderiam fazer todas essas reclamacoes. ; ;revejam seus conceitos

  3. 3 Jfs 05/01/2009 às 1:11 PM

    Ainda não sei como defendem a Apple dessa maneira. Foram descritas só funções simpples, que qualquer programador sabe fazer em um curto espaço de tempo. Isso não deixaria o projeto muito mais caro.

    PQ a Apple não fez!?!?!?!??!

    Apple tah terrível. É só olhar para os últimos lançamentos. Só coisa fútil. Ainda acabaram com a linha pro. Apple de agora é só modinha. Acabou a Apple que era Fodastica.

  4. 4 Miguel 27/04/2009 às 6:18 PM

    Site bacana gostei


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


%d blogueiros gostam disto: