Ainda sobre a relevância de blogs e blogueiros

Faltam 2 dias para o maior encontro de pessoas relevantes do Brasil, a Campus Party 2009, onde blogueiros de todos os estados se encontrarão para fumar charutos e discutir a “relevância na meritocracia informal da Internet”. Fico imaginando o que aconteceria se, de repente, uma nave alienígena pairasse sobre São Paulo e sequestrasse TODOS os blogueiros da CP. Imaginem a catástrofe que seria perder, de uma só vez, todos os formadores de opinião mais influentes e relevantes do país?

Bom… deixemos a ironia de lado enquanto eu tiro duas dúvidas com vocês (as perguntas abaixo não são retóricas… eu realmente gostaria de saber o que vocês pensam).

monopoly-manDúvida 1: Falando sério… foi pra ter esse tipo de “mídia espontânea” que a LG bancou “um dia de princesa” para os blogueiros? São estas fotos que têm circulado por aí, feitas com o novo LG Renoir, que a LG esperava ver?

Dúvida 2: O tipo de pessoa que aceita trabalhar durante 1 mês, produzindo 40 vídeos com o “novo celular RADIATOR”, pra receber em troca um aparelho (algo que para a empresa, e termos financeiros, é o equivalente a “troco de bala”), é o mesmo tipo de pessoa que participa desesperadamente de ações, via Twitter, para concorrer a um vale-compras de R$ 50,00 da Camiseteria?

Enfim…

Pra refletir sobre a questão da relevância dos blogs, recomendo fortemente a leitura deste post do Mosca Digital, que discute a falácia do conteúdo colaborativo.

No mais, vou passar longe da área de blogs da CP. Meu maior interesse, de verdade, é saber quem será o vencedor do concurso promovido pelo @viniciuskmax, que entregará em mãos, dentro da Campus Party, uma garrafa de Black Label para o primeiro que acender um baseado.

PS: Saudades do tempo em que as pessoas blogavam só por diversão.

PS2: A comparação não é nova, mas é sempre bom lembrar quais profissionais costumam dizer que te amam e que você é ótimo no que faz em troca de R$ 300,00.

_______________

Mais sobre o assunto nos posts “Dois pitacos sobre a ‘crise’ do BlogBlogs“, “A poça d’água que é a blogosferas brasileira“, “Números são apenas números”, “A vaidade dos blogueiros relevantes“ e “Seu screensaver é mais relevante que seus posts“.

Anúncios

4 Responses to “Ainda sobre a relevância de blogs e blogueiros”


  1. 1 lindoya 21/01/2009 às 11:34 AM

    Você sabia que um pró-blogger como o Cardoso tem dez mil leitores diários? Vou repetir: dez mil leitores, por dia. E há ocasiões em que uns cem leitores postam comentários (claro, quase sempre concordando com as brilhantes opiniões do Cardoso, principalmente quando ele fala da força da blogsfera).
    É pouco? Um site como o bobagento (por que será que tem esse nome? nunca parei para pensar) tem uns trinta mil leitores por dia; trinta mil!!
    A Abril e o Globo já reconheceram o poder da blogsfera brasileira; e ouvi dizer que até o Obama já pediu a um assessor que investigasse o que anda ocorrendo por aqui.

  2. 2 Jonny 21/01/2009 às 3:37 PM

    Olha… siceramente, eu não vejo problema algum na ação da LG, desde que o profissional convidado saiba separar as coisas.

    O dia foi de princesa (no meu caso, de principe)? Teve massagem, café da manhã, almoço e jantar chiques? Teve passeio de lancha? Teve celular de brinde? Teve sim. Mas nada disso me impediu de criticar o motivo principal do evento: o celular! É isso que interessa para meus leitores – detalhes sobre a utilização dele e opinião sincera do que achei. Não é um dia de princesa que me faria trocar de opinião.

    A graça dos blogs é que eles são pessoais. A indidualidade faz parte da alma de um blog, e sempre que acontece uma generalização a respeito de um grupo, a coisa tende a ser uma porcaria. Seja a generalização boa ou ruim.

    Jonny

    Ps: Uma pergunta/sugestão minha nada a ver: tem como desabilitar o snap preview? é muito chato!!! rs rs rs rs


  1. 1 Números são apenas números « Dois Espressos Trackback em 21/01/2009 às 2:53 PM
  2. 2 Seu screensaver é mais relevante que seus posts « Dois Espressos Trackback em 11/03/2009 às 3:08 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


%d blogueiros gostam disto: