Eu sei o tipo de pessoa que você é… (probloggers)

Há muitos anos ouvi uma espécie de piada/parábola mais ou menos assim:

Em uma das mesas de um bar está sentado um sujeito que aparenta ter muito dinheiro: terno cortado sob medida, Patek Philippe no pulso e garrafa de Romanée-Conti sobre a mesa. Ele observa uma mulher muito bonita, sentada sozinha na mesa ao lado. Depois de um tempo o homem se levanta, vai até a mesa da mulher e diz:

— Desculpe incomodá-la, mas eu preciso lhe fazer uma pergunta.
— Pois não. — responde a mulher.
— Se eu, nesse exato momento, lhe desse US$ 1 milhão em dinheiro… você iria pra cama comigo?

A mulher olha para o sujeito. Repara no terno… no relógio… no vinho… e responde:

— Por US$ 1 milhão eu iria pra cama com você.

O sujeito, então, puxa uma cadeira, senta-se ao lado dela, tira a carteira do bolso, pega uma nota de R$ 5,00 e pergunta:

— E se eu lhe desse essa nota de 5 Reais… você iria pra cama comigo?

A mulher, indignada e visivelmente irritada com o que parece ser uma piada de mal gosto, responde:

— Que isso?! Que absurdo! Que tipo de mulher você está achando que eu sou?!

Ao que o sujeito, finalmente, diz:

— O tipo de mulher que você é nós dois já sabemos… agora nós estamos apenas discutindo um valor.

lego-prostituteEssa historinha exemplifica bem o que eu não tolero em alguns blogs: a idéia de que o sujeito aceite dinheiro para fazer algo que não faria de graça. Ou seja: se o cara não tivesse sido pago pelo fabricante para fazer uma resenha, teria achado o produto uma merda.

Eu mesmo já ouvi casos de blogueiros que resenharam produtos e serviços que não usam e que, pessoalmente, não recomendam para os amigos.

A história do Dois Espressos com os cadernos Moleco.

Molecos e Dois Espressos surgiram, coincidentemente, na mesma época: setembro/outubro de 2008. Como disse num dos primeiros textos aqui do blog, já me interesso por cadernos de notas e moleskines há muitos anos e, ao descobrir os recém lançados cadernos Moleco, fiquei empolgado com a idéia de ter uma versão nacional, ecologicamente correta e que não fosse absurdamente cara como os moleskines vendidos no Brasil. Daí surgiram vários posts comentando a novidade, a idéia para os Molecos Viajantes, os contatos pessoais com o Carlos Tannure — idealizador dos Molecos — e a ida ao Rio para conhecer o escritório da LV Design — empresa que cuida do site e do projeto gráfico dos cadernos.

E tudo isso apenas porque eu GOSTO MESMO dos cadernos Moleco.

i-love-molecoNo último fim de semana estivemos em Tiradentes, eu e a namorada, na companhia do Carlos Tannure e sua esposa Vera, para lançar os cadernos Moleco temáticos de Tiradentes e assistir alguns filmes da 12ª Mostra de Cinema. Ficamos os 4 hospedados na mesma pousada, demos algumas voltas pelo centro histórico, comemos em diferentes lugares e falamos da vida. Fiquei sabendo como surgiu a idéia dos Molecos, vi fotos dos papagaios de estimação da família, trocamos dicas gastronômicas e, entre uma e outra xícara de café, falamos de planos e projetos futuros. Ouvi que o projeto dos “Viajantes” levou muitas pessoas ao site dos Molecos e contei que vários novos leitores chegaram aqui também por causa dos caderninhos. No final do passeio, ficou o convite para um almoço de frutos do mar na casa dos Tannure, no Rio.

Enfim…

Toda essa conversa é pra dizer que não tenho nada contra o sujeito que é pago para falar de um produto, mas também pra deixar claro que eu só falo bem daquilo que gosto, uso e recomendo… e só falo MUITO, MUITO bem das coisas pelas quais sou verdadeiramente apaixonado.

Melhor do que receber R$ 150,00 por um post pago ou ganhar massagens e um passeio de lancha é, aos poucos, ir se tornando amigo da pessoa que criou um produto que você admira.

1 Response to “Eu sei o tipo de pessoa que você é… (probloggers)”


  1. 1 Rogerio Caetano 26/01/2009 às 2:43 PM

    Cara, essa sinceridade tua que me faz assinar o seu blog e isso eu percebo pelo conteúdo que você posta. Posso ter opiniões e gostos divergentes de você, apesar de termos alguns em comum. Mas a proposta do seu blog e conteúdo que você publica transmitem muito bem esse seu compromisso com você mesmo, principalmente. O que pra mim é uma vantagem e tanta, melhor do que postar sobre a última fofoca da celebridade tal ou sobre o óbvio que impera nas mentes juvenis.

    Abs e continue assim!

    Rogério Caetano


Deixe um comentário

RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


