Denuncie um Blogueiro Safadão

Todos sabem (e se não sabem, deveriam saber…) que grande parte dos blogs brasileiros ditos “relevantes” produzem pouquíssimo conteúdo original. Afinal, manter um blog com conteúdo de qualidade dá muito trabalho e, por isso, muitos dos que primam apenas pelo altíssimo índice de postagem (as vezes ultrapassando 10 posts por dia) e pela reprodução de palavras-chave (o que aumenta o tráfego) preferem publicar material “adaptado” de fontes internacionais, como a Wired ou o Boing Boing, ao invés de criarem seu próprio conteúdo.

Nada contra blogs que funcionam como hubs de conteúdo, mas, nesses casos (aliás, em qualquer caso) citar fontes é fundamental. Chega a ser vergonhoso ver esses “blogs relevantes” publicando posts (as vezes com poucos minutos de diferença) “inspirados” em conteúdo alheio.

Ilustração de Andrea Maria Dusl - 23/09/2004

Então, amigos, a partir de hoje vai ser assim: cada vez que eu abrir meu leitor de RSS e encontrar um post seu, sem os devidos créditos, IGUALZINHO a outro publicado 2 horas antes por outro blog, vou tirar um screen “mug” shot dos dois posts e marcar 1 pontinho pra você na minha Planilha dos Blogueiros mais Safadões do Brasil.

E tem mais…

No final do ano vou montar um ranking para que todos saibam quem são os 3 maiores plagiadores da blogolândia. Estes receberão — além de uma cópia impressa de cada post publicado sem os devidos créditos um teclado sem as teclas “CTRL”, “C” e “V”, e um convite para a cerimônia de premiação do Troféu Copy&Paste Brasil 2009, que acontecerá durante a Campus Party 2010.

Gostaria de contar com a ajuda de leitores, blogueiros e twitteiros nessa empreitada. Encontrou um Blogueiro Safadão? Denuncie no meu twitter que eu vou lá e tiro um screen “mug” shot do post do meliante.

Desenhistas e ilustradores inspirados que queiram desenvolver um selo para a campanha serão recompensados.

8 Responses to “Denuncie um Blogueiro Safadão”


  1. 2 Nelson (Pô, meu!) 03/02/2009 às 10:12 PM

    Cara,

    Muito bom! Morri de rir com a idéia, que aliás, é tão criativa quanto a do Blogstock. É verdade, a gente esbarra em cada uma. Certa vez fiz uma pesquisa sobre um tema publicado lá fora sobre índios canadenses e telefones. Havia milhares de republicações. E se serve de consolo, não era só aqui no Brasil não, era no mundo todo. Brincadeira. Tô dentro. :-)

    Abraços e sucesso,

  2. 3 phpones 04/02/2009 às 12:54 PM

    Hahaha ótima iniciativa. To dentro!

  3. 4 lizandra 06/02/2009 às 10:38 PM

    Ótemo!! Pode contar comigo!!!

    Abraços!

  4. 5 Lucia Freitas 10/02/2009 às 2:55 PM

    [ROFL mode on] Adorei. Pode contar comigo para divulgar o prêmio e ajudar no que precisares. :D

  5. 6 lordhanzo 22/02/2009 às 10:40 PM

    uhaaushhsahuas
    Gostei da ideia, vou ver se ajudo.


  1. 1 Copy&Paste or Die 2009 « Dois Espressos Trackback em 12/02/2009 às 2:47 PM
  2. 2 Achados na Web #38 » Ladybug Brasil - Sobrevôos, descobertas, achados. Trackback em 15/02/2009 às 4:03 AM

Deixe um comentário

RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


