Copy&Paste or Die 2009

copyandpaste20091

Para garantir a transparência do concurso que premiará o blog com o maior número de posts “chupados” de outros blogs sem os devidos créditos e para dar alguma chance aos outros competidores, venho por meio deste post informar que o blog/hub de conteúdo Update or Die, que até o momento liderava o ranking, será retirado da competição.

Só pra exemplificar o que eu chamo de “post ‘chupado’, sem os devidos créditos”, tem este post sobre a nova campanha da HP que, curiosamente, foi citada em diversos blogs, inclusive no Brainstorm#9, no dia anterior e também este post sobre o site Yourfonts.com (onde o UoD, ironicamente, não cita a “fonte”), publicado em diversos blogs de design dias antes, como o I love Typography e a DesignM.ag.

Eu poderia continuar indefinidamente… mas vocês mesmos podem dar um pulinho lá e conferir as dezenas de posts publicados sem créditos… como se a informação tivesse simplesmente aparecido, do nada, na cabeça do blogueiro.

Além disso, para homenagear o blog que, por enquanto, será considerado hors concour na categoria “Copy&Paste sem citar fontes“, o prêmio Copy&Paste Brasil 2009 passa a se chamar Copy&Paste or Die 2009!

_______________

P.S: pior do que não creditar as fontes de informação que deram origem a seus posts é, quando alertado sobre o engano, não tomar nenuma atitude no sentido de corrigí-lo.

UPDATE

Comentário de Renata Bokel: “…desde quando a internet tem copyright?”
Resposta: o.O

Comentário do updater Neto: “Deixa eu ver se eu entendi: é assim que a geração que inventou o share de músicas e filmes se revolta quando é copiada? “
Resposta: Fico verdadeiramente surpreso ao ver uma pessoa bem informada e inteligente como você falar uma besteira deste tamanho. O problema não é copiar conteúdo de outras fontes e reproduzí-lo o UoD. É isso que fazem os blogs que funcionam como hub de conteúdo. Minha crítica (e não revolta) está relacionada ao fato do blog omitir, frequentemente, a fonte da informação publicada. Na minha opinião, gente que não gosta de citar fontes e compartilhar a origem de suas informações deveria gerar conteúdo original. Wired SEMPRE cita a fonte e todos os seus post. Boing Boing SEMPRE cita a fonte em todos os seus posts. Por que é tão complicado para alguns “updaters” (não são todos) dizer quais são suas fonte? Como disse, logo abaixo, a Erica Britto, será que eles “tem medo que os (ínfimos) leitores fujam“?

34 Responses to “Copy&Paste or Die 2009”


  1. 2 Neto 12/02/2009 às 4:07 PM

    Deixa eu ver se eu entendi: é assim que a geração que inventou o share de músicas e filmes se revolta quando é copiada? Adorei.

  2. 3 r. 12/02/2009 às 4:12 PM

    e outra… desde quando a internet tem copyright? afinal, esse não é o principio BÁSICO da internet uma “ferramenta gratuita de se disseminar informação”. Afinal, quem posta primeiro é dono da informação desde quando?

  3. 4 Erica Britto 12/02/2009 às 4:22 PM

    Eu concordo. Já vi muitos posts aparecem lá dias depois, e nunca linkam ninguém. Acho que tem medo que os (ínfimos) leitores fujam, assim como acontece nos grandes jornais.

    Sem contar a petulância de alguns postadores. Tem alguns legais, mas outros só querem parecer descolados e jovens. O blog piorou bastante nos últimos tempos.

  4. 5 j. noronha 12/02/2009 às 4:57 PM

    e outra… desde quando a internet tem copyright?

    ,

    O que dizer para alguém que pensa como você? Chamá-lo de analfabeto não adianta porque aparentemente sabe ler alguma coisa.

    Direito autoral existe em qualquer meio, ô imbecil. Por que você não volta para seu armário no WordPress.com e deixa de propagar sua estupidez pela rede?

  5. 6 Guerrilheiro 12/02/2009 às 5:56 PM

    Ah, você esqueceu de falar da caralhada de hotlink que esse site fazia até um tempo atrás.

    Depois de tanto roubarem banda, alguem reclamou e eles pararam… mas olha nos posts antigos. Tudo imagem hotlinkada.

    Fail total.

  6. 7 wagner brenner 12/02/2009 às 6:06 PM

    Dá até preguiça, mas em nome das pessoas que gostam do UoD, vou explicar.
    Senta que o titio vai explicar nenén. Vou escrever bem facinho tá?

    1. Quando acontece alguma coisa e a Folha de SP noticia, isso não significa que o Estadão não possa falar mais sobre aquele assunto.
    2. Também não significa que o Estadão tenha que citar a Folha como fonte (dá até vergonha de explicar isso, mas vamos lá, tudo pela educação digital).
    3. Crédito é uma coisa que vc dá para quem CRIA alguma coisa.Vc não deve saber o que é isso, mas vamos em frente. Por exemplo, você recebe credito por tentar gerar trafego e comentario dos seu amiguihos no seu bloguinho, inventando uma nano-polemicazinha. Isso é crédito, entendeu? É dar nome a quem CRIOU e não a quem repercutiu.
    4. repercusão pode sim ter citação de FONTE. Mas isso por respeito, por admiração, por educação ou se aquele foi o lugar onde vc realmente se inspirou. Senão, o que vc tem que dar é crédito e não citar fonte. E vem cá: aja pretensão em achar que a gente lê esses bloguezitos pra se informar né? Faça me o favor. Pior é egotrip de blogueiro que acha que é gerador de noticia. Um bloguinho de propaganda com 2 postzinhos de campanha e acham que são A fonte do meio.
    5. O post que vc usou como exemplo de “chupação” foi escrito pelo Pedro, que trabalha na Fischer, beeeeem ao lado do Merigo. Mas isso vc não sabia. Isso se chama “checar antes de falar bobagem”. tá aprendendo? Vai anotando pra nnao esquecer, tá?
    5. A inveja é uma merda. Tá escrito em tudo que é kombi, é só vc prestar atenção. Vc deve ser menino ainda. Quer uma dica? Estuda garoto. Mas olha: estuuuuuuda mesmo. Não precisa ser em escola. Tenta se educar, vira alguém, contribua com um post que traga alguma coisa de bom para a vida das pessoas. Ou vai namorar, sei lá. O tempo que vc gastou pra escrever bobagem era o mesmo tempo de fazer uma coisa legal. Vcs são a geração que deveriam estar nos surpreendendo a cada segundo.
    Get a life nenem.
    bj do titio.

  7. 8 Guerrilheiro 12/02/2009 às 6:17 PM

    O WB é o tipo de gente que só acredita nos seniors. Pra ele, só gente mais velha e “experiente” vale alguma coisa. Por isso que o blog dele ta cada vez mais chato e esquizofrênico. Tem preconceito contra jovem, vai ver que é pq passou da idade e não fez nada.

    WB, o tios do Google criaram o brinquedo deles com quantos anos? Com que idade o moleque do Facebook ficou milionário? Acorda.

  8. 9 wagner brenner 12/02/2009 às 6:20 PM

    hahahah sensacional!!! descobri só agora!! Vc é o tal Mr Prawiro, que vive fazendo comentários lá no UoD???? hahahahah E que me manda um monte de sugestão de post por email??? E que ficou chateadinho porque o titio aqui não fez o post do playmobil que vc sugeriu….

    Hilario.
    Aposto que deve ter uns posts do UoD aqui nesse seu. Ó… que escandalo, já pensou??
    hahahahah ih, agora ficou feio.

  9. 10 Mr. Prawiro 12/02/2009 às 6:23 PM

    @wagner brenner

    Não discuto com chiliquento.

    Faz assim, ó… vai copiar conteúdo de algum lugar, fica calminho e depois volta aqui pra gente conversar, tá?

  10. 11 Mr. Prawiro 12/02/2009 às 6:24 PM

    @wagner brenner

    Vixi… começou a delirar.

  11. 12 wagner brenner 12/02/2009 às 6:25 PM

    Guerilheiro, se vc me conhecesse só um pouquinho (graças a Deus não é o caso) vc saberia que essa é a única coisa que vc não podia ter falado: SEMPRE trabalhei com gente muito mais nova e acho que gente interessante não tem idade, nem tem nada a ver com erudição ou educação formal. Alias, repito isso quase que diariamente, em todas as oportunidades que tenho. E é por saber disso que tb sei que enquanto vcs ficam inventando essas bobaginhas e nominhos de “guerrilheiro” e tal, tem um monte de moleque da mesma idade que a sua e que vão engolir vcs com farofa. E tchau que já to dando consultoria de graça.

  12. 13 Guerrilheiro 12/02/2009 às 6:28 PM

    Nossa. Sua consultoria? Quero muito! Deve ser demais. Você é um guru mesmo…

    NOT!

  13. 14 Mr. Prawiro 12/02/2009 às 6:31 PM

    @Guerrilheiro

    Não perca seu tempo discutindo com gente que ataca o argumentador e não seus agumentos.

    É o pior tipinho que existe.

  14. 15 Mr. Prawiro 12/02/2009 às 6:33 PM

    @wagner brenner

    Tem mais nada pra fazer do que ficar aqui comentando não?

    Vai ler seus feeds… o próximo post do UoD já deve estar lá, só esperando pra ser copiado.

  15. 16 Z 12/02/2009 às 6:38 PM

    Updaters (que admiro) e Cafezeiro daqui (que nunca visitei antes).
    To espantado com tanta bobagem – não do post, mas sim do que ele virou.

    Acho que vale um pouco de equilibrio de todo mundo aqui viu.

    Gosto MUITO quando vejo creditos / fonte em posts. Por exemplo os do Neto que comentou por aqui.

    Simplesmente porque acho a opiniao dele relevante e dessa forma acabo entendo um pouco do raciocinio usado na coleta e digestão dos conteudos. Pegando ou não de outro lugar, o “BOM” dele é o motivo da minha visita.

    Não acho que deva ser uma regra. Não acho que isso seja motivo de preocupação. Se eu já vi em outro lugar, bom pra mim que consigo me informar em vários lugares.

    Ter blog não é caça ao tesouro, que quem achar primeiro, pode publicar.
    O importante é opinião.

    Posso copiar na CARUDA o post de quem eu quiser, mas só vou me sentir confortável com isso, se eu fizer a MINHA analise e der o MEU ponto de vista, ai sim existe (ou nao) relevancia no conteudo que eu disseminei/gerei.

    Comprar a briga e jogar pedra na janela dos outros são atitudes igualmente pequenas.

    Tenho na minha cabeça que existe MUITA coisa boa pra ser falada por ai, e particularmente não perco meu tempo falando mal.

    Esse “toma lá, da cá” ai de cima me fez optar por uma coisa. O X vermelho no canto esquerdo superior do meu browser (no meu caso que uso mac).

    Acredite. Todos tem essa opção.
    Não gosta, não acesse.

    ass. blogueiro que não é famoso e não posta sobre publicidade.

  16. 17 Neto 12/02/2009 às 6:47 PM

    Mr. Prawiro

    Eu não posso falar por todo os updaters.
    Na verdade, nem sei porque perco tempo respondendo…mas você foi educado, até me chamou de inteligente, então vamos lá.
    Tenho meu próprio critério sobre quando dar créditos.
    Funciona assim: se alguém me manda um link, dou crédito. Se eu vejo um post em algum lugar, que tem um insight, alguma coisa que me faz pensar, dou crédito. Se uso um link para a imagem de alguém, dou crédito. Se uso parte do texto, dou crédito. Agora, se estou em um blog e vejo um post e de lá vou atrás da informação e monto meu próprio post, com minha própria imagem, com minha própria interpretação do assunto, não dou crédito.
    Sabe porque? Por que não faz sentido dar crédito.
    Porque no post original, nada foi criado que mereça crédito.
    Este é o meu critério.
    Faz assim: quando você quiser que eu cite seu nome para nossos ínfimos leitores (mas que despertam tanto trabalho seu), produza algo inteligente e terei prazer até de citá-lo.
    Quando isso acontecer, assuma seu nome de verdade, como as pessoas que merecem crédito costumam fazer.

  17. 18 r. 12/02/2009 às 6:55 PM

    j. noronha, é assim.

    Vou explicar de forma tecnica p. ver se vc entende. Segundo a lei 9610/98, que regula os direitos autorais no Brasil:

    “Art. 7º São obras intelectuais protegidas as criações do espírito, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, tangível ou intangível, conhecido ou que se invente no futuro, tais como:
    I – os textos de obras literárias, artísticas ou científicas;

    II – as conferências, alocuções, sermões e outras obras da mesma natureza;

    III – as obras dramáticas e dramático-musicais;

    IV – as obras coreográficas e pantomímicas, cuja execução cênica se fixe por escrito ou por outra qualquer forma;

    V – as composições musicais, tenham ou não letra;

    VI – as obras audiovisuais, sonorizadas ou não, inclusive as cinematográficas;

    VII – as obras fotográficas e as produzidas por qualquer processo análogo ao da fotografia;

    VIII – as obras de desenho, pintura, gravura, escultura, litografia e arte cinética;

    IX – as ilustrações, cartas geográficas e outras obras da mesma natureza;

    X – os projetos, esboços e obras plásticas concernentes à geografia, engenharia, topografia, arquitetura, paisagismo, cenografia e ciência;

    XI – as adaptações, traduções e outras transformações de obras originais, apresentadas como criação intelectual nova;

    XII – os programas de computador;

    XIII – as coletâneas ou compilações, antologias, enciclopédias, dicionários, bases de dados e outras obras, que, por sua seleção, organização ou disposição de seu conteúdo, constituam uma criação intelectual.

  18. 19 Mr. Prawiro 12/02/2009 às 6:58 PM

    @Neto

    Você tava indo bem, até cair na mesma falácia de ME criticar ao invés de criticar MEUS ARGUMENTOS.

    Gosto das coisas que você escreve e, realmente, te acho um cara inteligente. Mas, por princípio, não argumento com quem faz ataques pessoais ao argumentador.

    Gosto das coisas que você escreve e, como disse antes, te acho um cara inteligente.

    Quem sabe uma outra hora…

  19. 20 Mr. Prawiro 12/02/2009 às 7:00 PM

    @Renata Bokel

    Você não explicou nada (talvez porque não entenda nada sobre o assunto)… Apenas fez um CTRL+C/CTRL-V de um trecho da Lei 9610/98.

    Mas, vindo de você, eu até entendo o Copy&Paste…

  20. 21 j. noronha 12/02/2009 às 7:04 PM

    R.,

    Qual parte de “tais como” você não entendeu? São exemplos, não a totalidade.

    E “qualquer meio” me parece incluir a Internet.

    Anyway, já desassinei esses comentários, enquanto houver gente defendendo o roubo, não dá para esperar muita coisa.

  21. 22 wagner brenner 12/02/2009 às 7:05 PM

    E fazer um logo desses, uma premiação dessas é uma crítica elegante, respeitosa? Ah, entendi.

    Encheu.
    tchau.

  22. 23 Neto 12/02/2009 às 7:08 PM

    Mr Prawiro

    Obrigado por me achar um cara inteligente.

    Eu também prefiro não discutir com quem não tem rosto nem nome, sabe como é?

    Me sinto discutindo com o Bozo.

  23. 24 Mr. Prawiro 12/02/2009 às 7:08 PM

    @wagner brenner

    Já é a segunda vez que você se despede… Acho que você tá esperando eu dar tchau tb.

    Vamos lá…

    TCHAU!

  24. 25 Mr. Prawiro 12/02/2009 às 7:12 PM

    @Neto

    Não faça isso.

    Você tem até meu e-mail pessoal (onde aparece meu nome).

    Se minha “alcunha” fosse Mr. Manson, Joven Nerd ou Azaghal você não falaria assim.

  25. 26 Neto 12/02/2009 às 7:41 PM

    Mr. Prawiro,

    Eu acho que tenho o direito de ter meu próprio critério para citar ou não fontes, não?

    Na verdade, acho esse post infeliz, cheio de rancor, cheio de flamming nos comments. E é uma droga, porque eu caio que nem um pato e fico discutindo…

    Não leva a nada, na verdade. Não vai fazer o UoD criar uma política de créditos e, sinceramente, faz você parecer bem menos maduro do que talvez seja.

    For the records, também não concordo com essa lógica de “ataque o argumento sem atacar o argumentador”, porque você pode agredir o argumentador mesmo quando parece estar atacando apenas o argumento. E convenhamos, um argumentador anônimo não merece lá muito respeito.

    Digo anônimo, porque não tenho seu email. Ou se tenho, não sei que é seu. Talvez você tenha colocado lá no UoD, nos comentários que você fez. Mas convenhamos, se você se esconde atrás de um apelido, como é que eu posso saber que o email é verdadeiro?

    Enfim, mesmo que você tenha certeza que o UoD copia seus posts literalmente, mesmo que você se sinta um injustiçado, mesmo que você tenha razão, acho bem pouco produtiva a estratégia que você utilizou para provar seu ponto.

    Mas também não quero continuar discutindo, então faz assim: passa aqui na Bullet, vem tomar um café. Traz uma lista de todos os posts que eu não dei crédito para você, que eu dou.

  26. 28 [barba] 15/02/2009 às 8:02 PM

    Gosto do UoD, mas a quantidade de gente postando tá se tornando um problema!

  27. 29 Jonis P. 20/02/2009 às 1:34 PM

    Acho que essa discussão toda, com direito ao chilique infantil do WB deu resultado. O UoD agora vive citando fontes, colocando links e vias.

    Um milagre.

  28. 30 Murilo Campos 28/02/2009 às 7:42 PM

    dar credito, sempre.

    “achar que a gente lê esses bloguezitos pra se informar”
    nem comento


  1. 1 Achados na Web #38 » Ladybug Brasil - Sobrevôos, descobertas, achados. Trackback em 15/02/2009 às 4:03 AM
  2. 2 Prometo que é a última vez que falo sobre isso « Dois Espressos Trackback em 20/02/2009 às 9:20 PM
  3. 3 Agenda setting 2.0 | LULI RADFAHRER Trackback em 20/02/2009 às 9:38 PM
  4. 4 “Pare de buscar informação e procure questioná-la” « Dois Espressos Trackback em 23/02/2009 às 1:21 PM

Deixe um comentário

RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


