Seu screensaver é mais relevante que seus posts

Sempre que vejo blogueiros-celebridade proclamando e/ou premiando sua relevância/influência como nessa premiação dos Melhores da Websfera 09, onde um juri selecionado pela revista Pix, usando sabe-se lá que critérios, dentre outras categorias incrivelmente ridículas, premiou a própria revista Pix como melhor revista digital do ano — lembro-me de uma trecho do Breve manual de estilo e romance (R$ 17,00, Galileu), de Autran Dourado, onde ele conta a seguinte história:

Houve no Brasil, na década de 1920, um ecritor famosíssimo, Benjamim Constallat, que vendia que não era brincadeira, de fazer lágrimas de alegria nos olhos de editores; havia também um outro escritor, Mário de Andrade, que, para publicar os seus livros, em parcas edições, tinha que pagar. Um entrou para o currículo da literatura brasileira, o outro ninguém lê ou sabe quem foi.

Quer dizer, então, que ter a revista Pix dizendo quem é importante/relevante/influente é realmente um referencial de sucesso para as pessoas indicadas ao prêmio? É por esse tipo de reconhecimento que elas escrevem em seus blogs? E o mais importante: será que esse fenômeno atinge toda a blogolândia profissional? Será que blogueiros que eu considero sérios, como o Alessandro Martins, por exemplo, se prestariam ao papel de ir a uma cerimônia patética como essa?

Twitter do Cardoso

Porque, afinal, são premiações assim que, vez por outra, me fazem pensar em que tipo de sujeito fica verdadeiramente extasiado quando um site, usando sabe-se lá que algorítimo, anuncia que ele é um dos 1000 twitteiros mais influentes, fazendo com que ele chegue ao ponto de criar uma URL especial para anunciar seu feito (pare o mouse aqui e leia o nome do link).

Na minha opinião, o tempo, espaço em disco ou poder computacional usado por esse tipo de “blogueiro influente”, apenas para difundir suas ilusões de auto-importância, seria bem mais útil e relevante se ele deixasse o computador rodando o screensaver do Projeto SETI@Home para ajudar na busca de vida extra-terrestre.

Enfim, fica a impressão de que alguns blogueiros podem até ter saído do Orkut, mas é bem mais difícil fazer com que o ideal de sucesso e popularidade difundido pelo Orkut saia da mente desses blogueiros.

_______________

Mais sobre o assunto nos posts “Dois pitacos sobre a ‘crise’ do BlogBlogs”, “A poça d’água que é a blogosferas brasileira“, “Ainda sobre a relevância de blogs e blogueiros“,  “Números são apenas números” e “A vaidade dos blogueiros relevantes“.

8 Responses to “Seu screensaver é mais relevante que seus posts”


  1. 1 Leo Baiano 11/03/2009 às 3:59 PM

    Não acredito que o Cardoso tenha ficado extasiado.

  2. 2 André 12/03/2009 às 11:55 AM

    É por essas e outras que eu nunca participo desses prêmios, concursos e afins.

  3. 3 Leo Baiano 12/03/2009 às 12:57 PM

    Achei que esse seria um texto com muitos comentários, que repercutiria bastante, até assinei os comentários pra acompanhar…

    [ironia mode on]Porque será que não repercutiu?[/ironia mode off]

  4. 4 Rics 16/03/2009 às 3:08 PM

    O sarcasmo é uma arte apreciada por poucos, pois são poucos que tem a perspicácia de percebê-la!

    ;)

    Grande abraço,

  5. 5 Kenia Cris 01/11/2010 às 12:09 PM

    Excelente o seu blog. Estou olhando já há alguns minutos e pensava onde é que eu deveria deixar meu recado de admiração pela sua escrita tão consistente e inteligente. Essa postagem foi a escolhida porque conheço muita gente que age assim, como celebridade blogueira e não aguento os outros, que ficam pedindo votos para esse ou aquele ‘prêmio’ Top bla bla bla.

    Gostei muito do blog e voltarei mais vezes.

    Beijo carinhoso.


  1. 1 A vaidade dos blogueiros relevantes « Dois Espressos Trackback em 11/03/2009 às 3:11 PM
  2. 2 Números são apenas números « Dois Espressos Trackback em 11/03/2009 às 3:13 PM
  3. 3 key mypc backup 1.4.0.18 Trackback em 15/09/2014 às 2:44 PM

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


%d blogueiros gostam disto: