A arte de andar à pé (sauntering¹ & wanderlust)

Assim como Henry David Thoreau em seu livro “Andar à Pé” (Walking – 1862), nestes 30 e poucos anos de vida encontrei pouquíssimas pessoas que compreendiam a arte de caminhar, de dar passeios a pé. Dentre estas, um número ainda menor tinha o que nos países de língua inglesa é chamado de “wanderlust” palavra derivada do alemão, sem equivalente em português — que significaforte desejo de andar, viajar, explorar o mundo” (em alemão: “wandern’’, “a vagar”, e “Lust”, “desejo”).

Quando me proponho a guiar grupos de pessoas durante longas caminhadas por parques ou áreas de proteção ambiental, a primeira pergunta que normalmente ouço é: “O visual do lugar que vamos visitar compensa esses 10km de caminhada?”. E minha resposta é quase sempre a mesma: Não encare a caminhada como um sacrifício para atingir um determinado objetivo. A caminhada, por sí só, já faz parte da diversão. Quem encara a trilha como “mal necessário para se chegar em um lugar bacana” não entendeu direito o que é visitar uma reserva ambiental.

Trilha-dos-espelhos

Pros que, como eu e a Sra. Dois Espressos (foto acima), curtem caminhadas “selvagens” ou urbanas e querem compartilhar dicas de bons locais para flanar² ou fotos de suas andanças, criei o grupo “Sautering”, no Flickr. Apareçam por lá!

_______________

1. “Sauntering”, palavra esplendidamente derivada de “pessoas vadias que erravam pelo país, na Idade Média, e pediam esmola sob o pretexto de irem à la Sainte Terre” à Terra Santa, até as crianças exclamarem “Lá vai um Sainte-Terrer“, um “Saunterer”, um da Terra Santa. Os que nunca vão à Terra Santa nas suas peregrinações, como pretendem, são, em verdade, meros vadios e vagabundos; mas os que lá vão ter são “saunterers”, no bom sentido que tenho em vista. É certo que alguns derivariam a palavra de sans terre, sem terra ou pátria, o que, portanto, no bom sentido, significará — não tendo pátria determinada, mas igualmente tendo sua pátria em toda parte. Pois este é o segredo do vitorioso “sauntering”. Os que se deixam permanecer em casa, quietos, sempre e sempre, podem ser os maiores errantes de todos; mas o “saunterer”, no bom sentido, não é mais errante do que o rio sinuoso, cujo propósito contínuo é encontrar o caminho mais curto para o mar. Prefiro a primeira como sendo a derivação mais provável pois toda caminhada é uma espécie de cruzada que nos foí pregada por algum Pedro, o Eremita, para avançarmos reconquistarmos esta Terra Santa das mãos dos infiéis. (Henry David Thoreau – “Andar à Pé”)

2. Do francês “flâneur”, siginifica “passear ociosamente; vaguear; perambular”. Caminhar pelo prazer de apreciar o que está à sua volta, parando aqui e ali para observar algo que chame sua atenção.

5 Responses to “A arte de andar à pé (sauntering¹ & wanderlust)”


  1. 1 Arthur Guerra 03/08/2009 às 5:49 PM

    Muito interessante sua indicação, sobre Henry David Thoreau. Eu não o conhecia e estou fazendo uma pesquisa e o tema toca (bem de leve) sobre a flanerie. Vou dar uma lida, mas sem dúvidas foi muito útil.

    Ah, a propósito, eu não tenho certeza, mas eu acho que o verbo wandern pode dar o sentido de “vagar na natureza”.. Eu vou dar uma pesquisada por aqui e depois te falo.

  2. 2 Kelly 03/08/2009 às 8:32 PM

    Com caminhada ou sem, Thoreau é sempre ótima indicação! :)
    me lembro de uma crônica de Clarice que falava sobre o pensamento dele sobre a vida. Muito bom!

    :)

  3. 3 mark 06/08/2009 às 12:49 AM

    nada aver com o post. mas vi isso porai e sei que tu tava querendo um derrepente é uma boa.

    http://www.boygeniusreport.com/2009/08/05/sony-reader-pocket-edition-and-reader-touch-edition-get-official/

  4. 4 Sidnei Sousa 20/05/2011 às 1:34 AM

    Gostaria que o espírito Wanderlust fosse o meu norte. Até procuro me esforçar, mas as circunstâncias da vida e a vida urbana têm me afastado da vontade de explorar os ambientes no sentido de conhecê-los e buscar uma essência. Wanderlust: forte desejo de andar, viajar, explorar o mundo, sem destino, mas buscando o que há além… a música Wanderlust da Björk foi o que me levou a pensar assim.

  5. 5 Sidnei Sousa 20/05/2011 às 1:37 AM

    Pensar sobre isso me deixou confuso: se não fosse por andar a pé, não conheceria algumas características do mundo como conheço e não seria, provavelmente, tão introspectivo.


Deixe uma resposta

RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


