Leis que eu não entendo (copyright)

A história começou assim: estava eu vasculhando a Internet atrás de informações sobre um documentário chamado “Fighter Pilot: Operation Red Flag”. Google pra cá, Google pra lá, descubro que o tal documentário, lançado em 2004 nos EUA, não foi distribuído no Brasil. Sem a opção de ir até uma locadora para pegar o DVD, restavam-me as alternativas de assistí-lo no YouTube, baixá-lo da Internet ou comprar um DVD usado na Amazon, que levaria sabe-se lá quantos dias para chegar na minha casa (se não ficasse preso na alfândega).

Foi quando perguntei no Twitter o que as pessoas achavam de baixar ilegalmente um documentário de 2004, não distribuído no Brasil, que começou, com o @tiofaso, da .marcamaria, o debate sobre “propriedade intelectual”, “direitos autorais” e “copyright“.

O ponto de vista dele sobre o assunto foi apresentado em um post no o_bonequeiro.txt, onde ele defende que “O autor é o Rei!“.

Já li muitos textos sobre o tema e conheço a Lei 9610/98, mas algumas questões simplesmente não me entram na cabeça. Quer ver alguns exemlpos?

tapeEu compro um CD mas não posso passá-lo pro iPod?

Foi assim que o debate sobre direitos autorais começou: se ao comprar o CD eu já paguei pelo direito de ouvir as músicas, que diferença faz onde eu irei ouví-las? Era assim na época dos LPs: o sujeito comprava vários álbuns e usava uma fita K7 para montar uma coletânea. Qual a diferença essencial entre criar uma mixtape e colocar as músicas que mais gosto de um CD dentro do meu iPod?

Pago por filmes e séries mas não posso vê-los na hora que eu quiser?

tivo

Eu pago para ter TV por assinatura. Caso eu não possa assistir minhas séries e filmes no horário em que serão exibidos a Sky me dá a opção de, usando o aparelho Sky+, gravar essas séries e filmes para assistí-los em horários alternativos. Em resumo, a Sky permite que eu use um aparelho fornecido por ela, que contem um disco rígido, para armazenar séries e filmes que poderão ser vistos no horário que eu achar mais conveniente. Nos EUA um aparelho chamado TiVo faz o mesmo serviço: grava programas de TV, sem intervalos comerciais, para serem assistido quando o sujeito quiser. Agora me responda: por que eu posso gravar séries e filmes na Sky+ ou no TiVo e não posso gravá-los no meu notebook?

Quem é contra download “ilegal” pode usar o YouTube?

youtubeDúvida cruel! Assistir no YouTube vídeos que violam o direito autoral é diferente de baixá-los para o meu computador? O sujeito que usa o YouTube para ver vídeos disponibilizados de forma “ilegal” não estaria incentivando as pessoas que “pirateiam” conteúdo protegido por copyright? Beneficiar-se da violação de direitos autorais cometida por outra pessoa é menos condenável?

É preciso pagar para deixar o rádio ligado?

Pela Lei, em todos os locais onde há atividade de negócio (seja indústria, comércio ou serviços), se houver uma música sendo tocada, mesmo que seja o som de uma rádio local e que a execução da música não seja a atividade-fim do negócio, deverá haver recolhimento de direitos autorais junto ao ECAD. Em outras palavras, se o @tiofaso quiser ligar um radinho no escritório da .marcamaria, só pra que ele e a @elisa_kawaii possam ouvir uma musiquinha enquanto trabalham, ele tem que pagar uma taxa? Faz sentido?

Comentários são bem-vindos.

_______________

Detalhe importante: download de músicas não é  a mesma coisa que download de livros, filmes ou séries.

11 Responses to “Leis que eu não entendo (copyright)”


  1. 1 .faso 13/11/2009 às 4:33 PM

    Sabia que copyright não existe no Brasil? Todo mundo tasca um copyright nos sites e projetos e nem sabe que a coisa não é válida por aqui (assim como o Creative Commons, pois no Brasil não tem Copyleft). Talvez seja por isso que você começou a fazer muita confusão com minhas afirmações.

    Os sistemas de proteção de direitos autoriais no Brasil e no Estados Unidos são totalmente diferentes. O Copyright (o direito de cópia) existe porque o sistema americando protege a obra e não o autor. Nas nossas leis quem é protegido são os autores.

    Aqui a lei é mais restritiva, pois quem é defendido é a pessoa e não o produto. Exemplo disso é que não se publica mais Drummond atualmente, pois os herdeiros dele ficam brigando pelos direitos autorais; quando um deixa publicar o outro proibe. Se fosse lá nos EUA, alguma empresa iria pagar para os herdeiros pela sessão dos direitos e desta forma só a empresa poderia opinar sobre o material a ser publicado. Os herdeiros teriam que ficar calados. Viu como é diferente?

    No caso da TiVo e a Sky+: elas apenas te permitem gravar o conteúdo dos programas nos aparelhos deles e não o contrário. Acredito que no contratinho que você assinou, não há uma cláusula que te permita ver o conteúdo fora do aparelho (e nem fisicamente isso é possível). “E se eles disponibilizam de graça na web, no site deles?” -se eles o fazem é porque eles querem dessa forma. Se fosse para você baixar, ia ter um link para download. Se você quisesse que o pessoal não copiasse seus textos, você não iria colocar um bloqueio eletrônico de ctrl+c?

    Agora a parte que você vai gostar: também acho errado eu comprar o cd e não poder gerar os meus mp3s (mas o faço, mas não repasso). O problema é que a legislação atual brasileira não contempla isso (o fair use que você tanto procura). No sistema americano a lei te permite fazer o uso legal de algo que você comprou, dentro dos termos do proprietário – aqui não; a Lei foi feita para proteger o autor, que teoricamente seria prejudicado com isso.

    Nós naturalmente praticamos o fair use: quando compramos um cd e passamos para a música digital, mas sem repassar para outros. quando deixamos outras pessoas usarem partes dos nossos textos (citando link e fonte), etc., o problema que isso não existe aqui. E processar meio mundo sai caro demais! X)

    Quando você precisa viver de direitos autorias, quando você vê um monte de concurso que quer trabalho de graça, quando você vê o seu produto/marca/música/série copiado, mais do que ninguém você virará um ferrenho defensor de direitos autorais, pois é com eles que você poderá proteger o que é seu por direito.

    Direitos autorais é um tema fascinante, mas complicado. Tudo depende do local, da lei e das relações humanas involvidas (ego?).

    O que faltou dizer (ou disse?) no meu blog e no twitter é que partes das pessoas que baixam filmes ou músicas não o fazem por mal. O que me preocupa são todas as outras que tem segundas intenções.

    Se eu sou grande, elas dizem que eu ganho muito; se sou pequeno elas tiram o meu prato de comida. No final, sempre são elas.

    Um super abraço,

    tio .faso

  2. 2 david reno 13/11/2009 às 7:10 PM

    Que eu saiba a creative commons tem um braço aqui no brasil, com suas adaptações para nossas leis.

    Mas minha opinião no geral é: nada é original! Nada é absolutamente de uma pessoa só. Todos compartilhamos o mesmo ambiente, estímulos e história. Ninguém paga direitos autorais para a pessoa que inventou o ponto de costura. E seria um absurdo se tivesse que pagar. Toda essa discussão existe única e exclusivamente por vivermos em uma sociedade capitalista. Isso não é ego (como citou no final do post) mas ganância.
    Claro que todos vivemos e participamos dessa sociedade capitalista e temos nossos direitos dentro dela, assim como nossas necessidades financeiras. Mas como você mesmo está se questionando, isso tudo é um absurdo. Nunca vai existir uma lei absoluta que cubra todos os casos. Aliás, isso vai até contra a idéia de internet.

    Uma vez ouvi que propriedade intelectual é um direito universal. O que é um absurdo, pois nada que é “propriedade” é “universal”.

    e como taxar a “idéia”? como é possível dizer de cérebro ela surgiu? o que pode significar a palavra “propriedade intelectual”?

    Enfim…idéias anti-capitalistas a parte. Devemos vender o que temos de material. Nosso trabalho, nossos produtos, nossos shows, apresentações e etc. E quanto mais dizermos isto melhor e mais justo, mais vamos querer comprar o original do que a cópia.

  3. 3 david reno 13/11/2009 às 7:13 PM

    * E quanto mais fizermos isto melhor e mais justo, mais vamos querer comprar o original do que a cópia.

    e agora que vi que estou comentando no doisespressos, achei que fosse o blog do tio.faso…rs

    posso ter me repetido.

    abraços.

  4. 4 tio .faso 13/11/2009 às 8:56 PM

    @david bueno

    Creative Commons tem um braço no Brasil, mas… ele é baseado em Copyleft (logo, não fica 100% para nós). É mais fácil o dono da obra falar: “este é o fonte: usem e remixem, mas façam o mesmo e citem a fonte” – se um herdeiro quiser revogar a CC, é mais fácil do que uma permissão escrita do autor.

    Quando citei “ego” ou “olhar para o próprio umbigo” é porque cada um acha que está fazendo O certo: “se EU paguei, (EU) posso baixar.”

    Como cansei de dizer: no Brasil (e no mundo, por que não?) o autor criar algo, é ELE que tem o direito divino de fazer o que quiser com a obra, seja vender e entupir os bolsos de dinheiro ou liberar para que todo mundo possa recriar.

    Sei que ninguém cria nada do zero, mas é o tempero que colocamos que faz tudo ser único…. nosso… (olha o ego aí novamente).

    Um super abraço,

    tio .faso

  5. 5 Diogo F 16/11/2009 às 1:25 PM

    “Ninguém paga direitos autorais para a pessoa que inventou o ponto de costura.”

    Existe uma diferença entre conhecimento geral/básico e específico. Um teorema matemático não pode ser apropriado, vc não pode cobrar direitos autorais de todo mundo que sai por aí usando regra de 3, mesmo que ela tenha sido criada e demonstrada por uma pessoa determinada. Mas um remédio que tenha uma finalidade específica e seja resultado da pesquisa de alguém determinado está sujeito a uma patente. Ou vc propõe que as empresas invistam em 20, 30 anos de pesquisa pra chegar a uma fórmula e depois todas as outras possam lucrar em cima? Nessas condições, quem é que investiria em pesquisa? Ninguém.

    “Uma vez ouvi que propriedade intelectual é um direito universal. O que é um absurdo, pois nada que é ‘propriedade’ é ‘universal’.”

    Tudo está em entender corretamente o que é dito. Direito universal é ‘direito universalmente reconhecido’, isto é, um direito que existe, mesmo que com pequenas variações, nas várias sociedades e em vários momentos históricos.

  6. 6 Piterson Rocha 20/11/2009 às 1:10 PM

    O que vejo são as mesmas batalhinhas de ego, fome por lucros e preguiça de aceitar e pensar um novo paradigma, tanto das empresas como dos grupos ativos nessa questão.

    E se houvesse um modo que fosse aceito, amparado legalmente e lucrativo de cobrar pela regra de 3 ou qualquer “conhecimento básico”, com certeza o fariam.

  7. 7 diogofc 20/11/2009 às 1:59 PM

    Diz aí então, mestre, qual é o NOVO PARADIGMA.

  8. 8 Piterson Rocha 23/11/2009 às 10:53 AM

    Desculpe, se pareci pedante, falei desarmado.
    Hoje em dia boa parte das coisas só dão certo quando as empresas percebem que podem lucrar, também, com o assunto. preço unitário menor e distribuição maior com qualidade superior aos piratas combinam mais com o modelo da internet e os mercados sub-desenvolvidos. mas envolve vontade em vários níveis, não vejo acontecendo.

  9. 9 diogofc 23/11/2009 às 12:28 PM

    Eu vejo acontecendo em muita coisa: a tendência é fazer coisas de baixa qualidade e baratas pra serem compradas por muita gente. A China oferece base pra isso.

    Mas não vejo relação disso que vc falou com a proposta de um NOVO PARADIGMA a propósito de proteção de direitos autorais e patentes. Se ninguém puder ganhar um retorno em cima do esforço intelectual e de pesquisa que despendeu pra produzir uma obra, quem sai perdendo é todo mundo: muitas menos obras de qualidade e valor para a humanidade serão feitas.


  1. 1 Notas: o urbanista brasileiro Jaime Lerner no TED | Livros e afins Trackback em 16/11/2009 às 10:54 AM
  2. 2 Leis que eu não entendo (copyright) | Alessandrolândia Trackback em 16/11/2009 às 11:30 AM

Deixe uma resposta

RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


