Clássicos adaptados para os quadrinhos

Costumo dizer que se a partir de hoje nenhum novo livro fosse publicado, o tempo que me resta de vida não seria suficiente para ler todos os grandes clássicos da literatura mundial. Tendo em minha relação de não lidos alguns dos livros de Dostoiévski, Kafka, Shakespeare, Faulkner, Flaubert, Garcia Márquez, Homero, Thomas Mann e Virginia Woolf, só pra citar alguns, não dá pra perder tempo lendo Stephanie Meyer ou Dan Brown.

Meu primeiro contato com os clássicos aconteceu no começo dos anos 90, quando eu tinha uns 14 anos, através de uma coleção de histórias em quadrinhos chamada Clássicos Ilustrados. Eram edições semanais com adaptações de obras clássicas como Moby DickHamlet, O Conde de Monte CristoGrandes EsperançasA Ilha do Dr. MoreauA Queda da Casa dos UsherO Morro dos Ventos UivantesA Letra EscarlateA Ilha do Tesouro e Cyrano de Bergerac (links para a versão .pdf dos quadrinhos de 1990).

Não consigo pensar numa forma melhor de despertar em crianças e adolescentes a paixão pelos grandes clássicos da literatura mundial.

Se você concorda e curte quadrinhos — principalmente adaptações de clássicos — vai gostar de saber que começou a pré-venda de “O Hobbit”, de J.R.R. Tolkien, ilustrado por David Wenzel.

Abaixo, 3 páginas de “O Hobbit” ilustrado (imagens de divulgação – clique para ampliar).

_______________

AVISO AOS LEITORES

O link da pré-venda de “O Hobbit” que aparece nesse texto é meu primeiro como integrante do Programa de Afiliados do Submarino. No entanto, a adesão a esse programa não tem como função gerar algum tipo de renda para o este blogueiro que vos fala: todo o valor arrecadado com as vendas — incluindo os valores gerados pelas compras que eu mesmo fizer — será convertido em doação de livros.

Achei que seria legal comentar.

Anúncios

10 Responses to “Clássicos adaptados para os quadrinhos”


  1. 1 Bárbara 21/11/2009 às 1:22 PM

    Meu Deus! Deve ter ficado incrível! Certamente entrou pra minha wishlist.

    E gostei desse lance do sistema de afiliados revertido em doação de livros. É uma boa dica!

    Abraços!

  2. 2 tio .faso 21/11/2009 às 1:29 PM

    Eitcha! Lá em casa eu tenho o meu Hobbit, Senhor dos Aneis, Silmarilion, Contos Inacabados e Histórias Sobre contos de Fadas do Tolkien, sendo lidos aos poucos pois o tempo é parco.

    Também estou tentando dedicar mais tempo aos clássicos. Fiz questão de comprar As Viagens de Gulliver baseado na edição original, resultando nas 440 páginas mais interessantes que vi nos últimos!

    Legal esse negócio da doação de livros… eu nunca usei programa de afiliados por não saber como fazer um bom uso desse dinheiro (afinal, minha fonte de renda é com bonecos). Ótimo exemplo meu caro!

    Um super abraço,

    tio .faso

  3. 3 Dois Espressos 21/11/2009 às 1:35 PM

    @Bárbara

    Recomendo fortemente a leitura dos clássicos ilustrados, mesmo pra quem já leu as versões originais.

    Por terem sido publicados em 1990, sem reedição, é provável que você encontre alguma dificuldade se decidir comprá-los em sebos (vi essas 10 HQs para vende na Estante Virtual por R$150).

    Abraços e valeu pela visita!

  4. 4 Lucas Araujo 21/11/2009 às 1:39 PM

    Boa iniciativa! Vou comprar o Hobbit.

    Abs

  5. 5 Dois Espressos 21/11/2009 às 1:46 PM

    @ tio .faso

    Não sei se você já leu, mas recomendo MUITO comprar um exemplar de Dom Quixote (de preferência a edição bilíngue da Editora 34). Como diz o Saramago, “fico feliz quando encontro alguém que não leu Dom Quixote, pois sei que ainda lhe resta um prazer na vida”. :)

    A idéia de “monetizar” o blog e converter a grana em doação é antiga… mas como eu não tinha muitos leitores, fiquei com medo de não atingir os R$50 de comissão de venda a cada 3 meses (senão o Submarino cancela minha afiliação). Agora que descobri que eu também posso comprar pelos meus próprios links, ficou mais fácil.

    PS: Perdoe o download dos quadrinhos de 1990… mas, poxa, são adaptações de obras clássicas… e as HQs estão esgotadas há quase 20 anos. Se voltarem a ser publicadas eu juro que tiro os links :P

  6. 6 Garota Enxaqueca 08/02/2010 às 6:03 PM

    Você não tem ideia a quanto tempo eu procurava por essa edição do Clássicos Ilustrados do “O Morro dos Ventos Uivantes”. Eu agradeço muito e fico feliz em poder ler os outros que postou também, como Hamlet e o Conde de Monte Cristo.
    Muito obrigada mesmo!

  7. 7 a7n266 02/09/2012 às 7:02 PM

    obrigado pelos link!

    criei vários tópico no forum que frequento com eles!

    abc

  8. 8 Gizmo 13/09/2012 às 7:51 PM

    Oi, fazia um tempao que procurava estes livros!!! por acaso vc nao tem tambem os 2 volumes que faltam: As Aventuras de Tom Sawyer e Presente de Natal e outras historias?

    Gd abco,
    Gizmo

  9. 9 Carlos Bazuca 07/05/2015 às 4:33 PM

    Republicou isso em O Ideal e o Possívele comentado:
    Clássicos da Literatura são sempre uma boa pedida, mas este que vos fala gosta de facilitar sua vida e apresento uma caralhada de quadrinhos baseados nestes grandes livros da Literatura mundial.

    Caso você, Oh Leitor de bagagem cultural obscena e gritante, ainda não tenha lido nenhum dos clássicos ilustrados listados abaixo, você pode baixar os PDFs e ler de forma mais prazerosa, se você for igual a mim.

    E eu não estou falando de estar sedentário e calvo, mas de simplesmente não ter saco pra ler um livro de trocentas páginas sem o alívio de uma ilustração.


  1. 1 Um ano inteiro lendo apenas quadrinhos « Dois Espressos Trackback em 11/01/2010 às 10:35 PM

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


%d blogueiros gostam disto: