Os quase 20 livros que li em 2009 (retrospectiva)

Inspirado na lista de 32 livros lidos pelo André Gazola, do Lendo.org, e aproveitando que faltam 15 dias para o fim do ano, vou começar minha retrospectiva com uma lista dos livros que li (ou quase li) em 2009.

Assim como o André, qualifiquei os livros usando um sistema simples de estrelas, baseado exclusivamente no meu julgamento sobre o que achei bom ou ruim (mas não leve muito a sério meus julgamentos, afinal, estamos falando de um sujeito que não gosta de Clarice Lispector).

1. O Valor do Design, Guia da ADG Brasil ★★☆☆☆
2. O testamento do trovador, de James Cowan ★★★☆☆
3. Sobre a Literatura, de Umberto Eco ★★★★☆
4. Manual do Arquiteto Descalço, de Johan Van Lengen ★★★★☆
5. E a história começa: 10 brilhantes inícios de clássicos…, de Amós Oz ★★★☆☆
6. A viagem do elefante, de José Saramago (interrompido)
7. Paris é uma festa, de Ernest Hemingway (interrompido)
8. Além da revisão – critérios para revisão textual, Aristides Coelho Neto ★★★★★
9. Memórias de minhas putas trites, de Gabriel García Márquez ★★★☆☆
10. Watchmen – Edição definitiva, de Alan Moore & Dave Gibbons ★★★★★
11. Dom Quixote de La Mancha – Vol. 2, de Miguel de Cervantes (ainda lendo)
12. Uma história da literatura, de Alberto Manguel ★★★★☆
13. Por uma gastronomia brasileira, de Alex Atala ★★☆☆☆
14. A peste, de Albert Camus ★★★★☆
15. Montanhas da mente, de Robert Macfarlane ★★★★★
16. No teu deserto, de Miguel Sousa Tavares ★★☆☆☆
17. Simplicidade voluntária, de Duane Elgin (abandonado)
18. Seis passeios pelos bosques da ficção, de Umberto Eco ★★★☆☆
19. Almanaque Armorial, de Ariano Suassuna (ainda lendo)
20. Perdidos na Toscana, de Affonso Romano de Sant’Anna (ainda por ler)

Se você leu algum(ns) dos livros e discorda da minha qualificação, gostaria de ouvir sua opinião.

Se você acha Clarice Lispector o máximo e me considera um completo idiota por não gostar dos escritos dela… sim… eu sei que sou um idiota. Ela é fantástica e eu sei exatamente o que você pensa a meu respeito. Sinto o mesmo por pessoas que não gostaram de O Engenhoso Fidalgo Dom Quixote de La Mancha.

_______________

E já que está por aqui, aproveite pra conhece meus hábitos de leitor.

UPDATE: o Felipe Arruda também montou sua lista de leituras.

7 Responses to “Os quase 20 livros que li em 2009 (retrospectiva)”


  1. 1 André Gazola 15/12/2009 às 12:54 PM

    Da tua lista, li apenas o “Memória de minhas putas tristes” e concordo com tua avaliação de 3 estrelas, talvez ficando em 2,5.

    Umberto Eco está na minha lista faz tempo, mas ainda não consegui ler, quem sabe em 2010 ele se imponha por aqui. Já minha grande heresia é ainda não ter lido Dom Quixote e muito pouco de Clarice, o que me impede de achá-lo um idiota ou um gênio :)

    Abraços!

  2. 2 Dois Espressos 15/12/2009 às 1:00 PM

    @André Gazola

    Como diz o Saramago, sinta-se feliz por ainda não ter lido Dom Quixote, pois é sinal de que ainda lhe resta um prazer na vida. :)

  3. 3 Felipe 15/12/2009 às 1:07 PM

    Eu comecei a ler Sobre a Literatura, mas ainda não terminei. Estou lendo Quase a Mesma Coisa e o único romance que li do U. Eco foi A Misteriosa Chama da Rainha Loana. Gostei muito.

    Mas vou ter que fazer côro com o André Gazola: ainda não li Dom Quixote. Comecei a ler este ano, mas acabei abandonando a leitura aos poucos. Preciso voltar a ler, o livro é excelente.

    Watchmen foi outro que abandonei e também preciso retomar.

    Se tiver interesse, minha lista de livros lidos neste ano está aqui: http://www.felipearruda.com/blog/leituras/

    Abraços!


  1. 1 As leituras de 2009 | Logorréia Trackback em 26/12/2009 às 2:08 PM
  2. 2 Mosaico musical de 2009 (retrospectiva) « Dois Espressos Trackback em 29/12/2009 às 11:21 PM
  3. 3 As estrelas… « Uma fábula sobre a vaidade Trackback em 14/01/2010 às 3:53 PM
  4. 4 José Mindlin, uma vida entre livros… « Dois Espressos Trackback em 28/02/2010 às 9:12 PM

Deixe uma resposta

RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


