Bibliografia básica para universitários (todos!)

Do genial Mario Prata, a listinha que foi reproduzida por centenas de blogs nos idos de 2001~2002.

De lá pra cá, pouca coisa mudou no meio acadêmico.

1º Ano

“Utopia”, Thomas Morus
“As Grandes Esperanças”, Charles Dickens
“Pollyanna”, Eleanor H. Porter
“Candido ou O Otimismo”, Voltaire
“O Silêncio dos Inocentes”, Thomas Harris

2º Ano
“Tormenta”, Sebastian Junger
“Um Pressentimento Funesto”, Agatha Christie
“Horizonte Perdido”, James Hilton
“Sem Destino”, Lee Hill
“Cuca Fundida”, Woody Allen
“O Idiota”, Fiódor Dostoievski

3º Ano
“A Fogueira das Vaidades”, Tom Wolfe
“Desespero”, Stephen King
“As Ilusões Perdidas”, Honoré de Balzac
“Não se mate”, Carlos Drummond de Andrade
“Enquanto Agonizo”, William Faulkner
“Morte a Crédito”, Louis Ferdinand Céline

4º Ano
“Os Miseráveis”, Victor Hugo
“A Náusea”, Jean-Paul Sartre
“O Suicídio”, Emile Durkheim

6 Responses to “Bibliografia básica para universitários (todos!)”


  1. 1 Luciana Betenson 11/05/2010 às 2:43 PM

    :-))) Te juro que comecei lendo a sério, aí fui pensando… impossível, ridículo, universitário não lê isto!! Aí CAIU A FICHA… ai jisuis!! Adorei, muito bom, não conhecia. Abs,
    Luciana

  2. 2 marivone 15/05/2010 às 4:46 PM

    Realmente… Acabei de ler “Os Miseráveis”, de Victor Hugo. Mas… estou no 4º ano da minha 2ª graduação! Primeiro me formei em Jornalismo, e agora estudo Direito. hauhuaua

    Boa lista. Uma onda…
    ;)

  3. 3 maira 03/06/2010 às 1:56 AM

    concordo com o primeiro ano e com o segundo, mas lá pela metade dele não consegui mais ler, porque isso é o tipo da coisa que se desaprende a fazer na universidade.

  4. 4 Vinicio 21/06/2010 às 2:25 PM

    quem escreveu isto está de parabéns, é uma idéia de gênio!

  5. 5 Josi 29/06/2010 às 11:08 AM

    Perfeito!

  6. 6 Lekkerding 30/07/2010 às 2:20 AM

    Acredito que faltam exemplares. Mas reconheço que é uma lista riquíssima. Alguns destes eu já li, e ainda me surpreendo com o quanto acrescentam à vida acadêmica e profissional.
    Parabéns.


Deixe uma resposta

RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


