Quer correr 10km em 1h? Pergunte-me como!

Aos 17 anos eu competia e ganhava medalhas. Recebia até desconto na mensalidade por ser atleta do colégio. Tinha 1,89m, 75kg e conseguia nadar 50m pouco mais de 26 segundos.

Hoje, após 17 anos e muitas fatias de bacon, com o peso oscilando entre 90~95kg (e IMC chegando a 27), apesar de encarar algumas trilhas e, vez por outra, um muro de escalada, reconheço que o preparo físico — e principalmente os joelhos — já não são mais os mesmos.

Então, como fazer para chegar aos 35 anos com, pelo menos, metade da disposição que eu tinha aos 17?

O desafio

Não sou de fazer dieta e nem pretendo deixar de comer bacon, portanto, o melhor que posso fazer é tentar melhorar meu condicionamento cardiopulmonar e torcer para que, no processo, alguns quilos desapareçam.

Assim, meu projeto para os próximos 6 meses é treinar para ser capaz de percorrer 10km em menos de 1h.

Considerando que na última edição da Corrida da Fogueira (tradicional corrida de rua em Juiz de Fora) 490 corredores (homens e mulheres) terminaram o percurso de 10km em menos de 1h (o vencedor completou em 30 minutos e 12 segundos), acho que é uma boa média.

Pra monitorar meu desempenho comprei um sensor Nike+ e criei um perfil Nike Running. Como ele vou acompanhar minha evolução e estabelecer metas de corrida, o que ajuda na motivação.

Esse que você vê abaixo (clique para ampliar) é o perfil da minha “corrida de controle”. Uma caminhada de 10km a uma velocidade média de 6km/h (o que eu consigo fazer sem nenhum esforço). Amanhã verei qual o melhor tempo em que consigo completar os mesmos 10km.

corrida

Os detalhes das próximas corridas estarão disponíveis no link “Última corrida”, alí na barra lateral do blog.

Boa sorte para mim!

3 Responses to “Quer correr 10km em 1h? Pergunte-me como!”


  1. 1 Felipe 05/11/2010 às 11:36 PM

    Oi.
    Estava realmente querendo comprar um desses mas me preocupa se funciona realmente. O que você esta achando dele?

    :]
    Felipe.

  2. 2 Dois Espressos 06/11/2010 às 9:11 AM

    Opa!

    Achei bacana, mas tive alguns problemas com o aplicativo no iPhone 3GS.

    Dei uma olhada nos fóruns da Nike e vi que o alguns usuários tem tido problemas com o iOS 4.x http://meiobit.com/69603/e-a-bugalhada-continua-ate-para-quem-corre/

    No meu, se eu dou ‘pause’ na corrida por algum motivo, o sensor não volta a marcar a distância no iPhone. Pra correr, preciso colocar o telefone em modo avião (se ele tocar, mesmo que você não atenda, a corrida entre automaticamente em ‘pause’). Fazendo isso, tudo funciona bem.

    Nunca usei o Nike Armband, mas acho que com ele não deve ter problema.

    Qualquer dúvida, tâmos aí.

  3. 3 Felipe 07/11/2010 às 11:14 PM

    É, nos chats sempre tem alguem comentando falha isso ou aquilo. De qualquer forma ainda quero. Vou esperar janeiro para trocar de tenis e já comprar o pacote nike + ipod …

    Volto quando com meu perfil.
    falous.


Deixe uma resposta

RSS Dois Espressos   Twitter Dois Espressos   Vídeos Dois Espressos   Fotos Dois Espressos
Músicas Dois Espressos   Links Dois Espressos   Locais Dois Espressos   GReader Dois Espressos
Facebook Dois Espressos   Livros de Dois Espressos   Corridas de Dois Espressos

Última corrida

Corridas

Fotos recentes

Mais fotos

Últimos Tweets

Erro: o Twitter não respondeu. Por favor, aguarde alguns minutos e atualize esta página.

Última nota do Moleco

" (...) Quanto a mim, a base de minha vida vai ser uma fazenda em algum lugar onde vou produzir parte de minha própria comida, e, se necessário, toda ela. Um dia não vou fazer coisa alguma além de sentar embaixo de uma árvore para ver minha lavoura crescer (depois do trabalho devido, claro) -- e beber vinho caseiro, e escrever romances para edificar meu espírito, e brincar com meus filhos, e relaxar, e gozar a vida, e brincar, e assoar o nariz. (...) Vou viver a vida do meu jeito 'preguiçoso coisa ruim', é isso o que vou fazer."

Diário de Jack Kerouac, 23 de agosto de 1948.
Molecos Viajantes

Últimos links del.icio.us


